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Pierre-Auguste Renoir Pintor e escultor francês

25-2-1841, Limoges

3-12-1919, Cagnes-sur-Mer

Do Klick Educação

17/08/2015 20h58

Depois de trabalhar como decorador de porcelana, Renoir estudou, de 1861 a 1864, com Claude Monet, Frédéric Bazille e Alfred Sisley, na École des Beaux-Arts de Paris, sob a orientação de Charles Gleyre. Em 1864, participou pela primeira vez da Exposição Oficial de Paris, o Salon. Juntamente com Claude Monet, Renoir desenvolveu, no final da década de 1860, os princípios do impressionismo, que chegou ao auge na década seguinte. O quadro Le Bain de La Grenouillère (1869), tema que executou ao mesmo tempo que Monet, assinala o princípio da pintura ao ar livre. Renoir gostava de representar os momentos mais felizes da vida dos cidadãos e dos boêmios (O Palco, 1874; O Moinho de la Galette, 1876; Nu ao Sol, 1876). Na primeira exposição impressionista, Renoir esteve presente com seis quadros. Depois de se afastar desta corrente artística, expôs, em 1879, no Salão Oficial de Paris, Madame Charpentier e os seus Filhos, obtendo grande sucesso. O impacto provocado pela arte clássica durante uma viagem à Itália (1880) levou-o a afastar-se ainda mais dos métodos impressionistas e, nos anos seguintes, reformulou o desenho de suas criações e trabalhou segundo as técnicas de composição dos antigos mestres (As Banhistas, 1884-1886). Na década de 1890, atingiu a síntese entre a transparência clássica e a liberdade da cor. Nos quadros dessa época, predominam os nus femininos em ambientes paradisíacos (O Tribunal de Paris, c. 1914). Apesar de sofrer de reumatismo agudo nas articulações, o que lhe dificultava o trabalho desde o início do século, Renoir iniciou-se como escultor em 1913. Assim, com o auxílio de um jovem ajudante, criou, entre 1915 e 1916, Venus Victrix e, em 1917, Lavadeira de Cócoras.