Topo

Biografias


Príncipe Charles Herdeiro do trono britânico

14/11/1948, Inglaterra

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

12/03/2008 17h14

O filho mais velho da Rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido, e do Príncipe Philip, duque de Edimburgo, nasceu no Palácio de Buckingham e foi batizado com o nome de Charles Philip Arthur George. Desde 1917, o nome da dinastia britânica, Windsor, foi transformado no sobrenome da família real.

Sendo filho mais velho da soberana britânica, ele é o herdeiro do trono e tem o direito aos títulos de príncipe de Gales, duque da Cornualha, duque de Rothesay, conde de Carrick, barão de Renfrew, lorde das Ilhas e príncipe e grande steward da Escócia. Ostenta ainda o título de conde de Chester e vários de títulos de cavaleiro.

Charles iniciou os estudos em escolas londrinas e escocesas e, em 1966, foi para Melbourne na Austrália. Em 1967 ingressou na Universidade de Cambridge para estudar arqueologia, antropologia e história. Em 1971 entrou para a Royal Air Force para se tornar piloto. No mesmo ano passou seis semanas no Royal Naval College. Em 1974 foi qualificado como piloto de helicóptero. A instrução militar faz parte da tradição dos homens da família real, mas os estudos universitários foram uma decisão pessoal de Charles.

Durante toda a sua vida, o príncipe cumpriu suas funções diplomáticas viajando pelo mundo como representante da família real. O príncipe é patrono ou presidente de cerca de 360 organizações e apoia projetos nas áreas de educação, saúde, negócios, meio ambiente, responsabilidade social e outras.

Em 29 de julho de 1981, o príncipe Charles se casou com lady Diana Spencer na Catedral de St. Paul. Diana recebeu o título de Princesa de Gales, atribuído somente à mulher do príncipe (e não às filhas do soberano britânico). Tiveram dois filhos: o príncipe William, nascido em 21 de junho de 1982, e o príncipe Harry, nascido em 15 de setembro de 1984.

Tendo começado com uma cerimônia digna dos contos de fadas, o casamento se desgastou gradativamente. Em 1992, foi anunciada a separação do casal e o casamento foi dissolvido em 1996. A princesa morreu em um acidente de carro em Paris em 31 de agosto de 1997.

Em 9 de abril de 2005 o príncipe Charles se casou com Camilla Parker Bowles, com quem já mantinha um relacionamento amoroso, que veio a público em 1994. Sendo divorciada e tendo seu ex-marido vivo, Camila não pode ostentar o título de princesa de Gales e se tornou a duquesa da Cornualha. Quando o marido assumir o trono britânico, ela não se tornará rainha, mas princesa-consorte.

Fonte: The Times/Folha de S. Paulo