Topo

Ralph Fiennes Ator inglês

22 de dezembro de 1962, Ipswich, Suffolk (Inglaterra)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

05/02/2009 23h16

Ralph Nathaniel Twisleton-Wykeham-Fiennes é o primeiro filho, de um total de seis, do fotógrafo Mark Fiennes (1933-2004) e da romancista Jennifer Lash (1938-1993). Dentre seus irmãos estão o também ator Joseph Fiennes e a diretora de cinema Martha Fiennes. Ele também é primo do viajante e aventureiro Sir Ranulph Fiennes - e primo em oitavo grau do Príncipe de Gales.

Em 1973, a família de Fiennes mudou-se para a Irlanda, onde viveram no condado de Kilkenny. Depois, a família se transferiu para Salisbury, na Inglaterra, onde Ralph passou a frequentar o Chelsea College of Art. Mais tarde, cursou a Royal Academy of Art - e se uniu à Royal Shakespeare Company em 1988.

Ralph Fiennes ganhou um Prêmio Tony por sua atuação na peça "Hamlet". Em 2001, também recebeu o Prêmio William Shakespeare, no Teatro Shakespeare, em Washington (EUA).
 

Indicações ao Oscar

Fiennes fez seu primeiro trabalho no cinema interpretando Heathcliff em "Wuthering Heights" ("O morro dos ventos uivantes"), baseado na obra clássica de Emily Brontë, no qual atuou ao lado de Juliette Binoche. Um ano depois, em 1993, casaria com a atriz britânica Alex Kingston, de quem se divorciaria em 1997.

Por seu papel no filme "A lista de Schindler" (direção de Steve Spielberg), o comandante nazista Amon Göth, Fiennes foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante. A indicação se repetiria em 1996, por seu trabalho no filme "O paciente inglês".

Em 2005, Ralph Fiennes foi contratado para representar Lord Voldemort, o principal vilão de série "Harry Potter".

Dentre outros filmes, Fiennes atuou em "O jardineiro fiel" (direção de Fernando Meirelles), "Oscar e Lucinda" (baseado no romance de Peter Carey, vencedor do Booker Prize de 1988) e "O leitor" (direção de Stephen Daldry), que concorre, em 2009, ao Oscar de melhor filme.

Ralph Fiennes também é embaixador da UNICEF.
 

Folha de S. Paulo; El País