Topo

Biografias


Robert Boyle Químico irlandês

25 de janeiro de 1627, Lismore Castlke, Irlanda (Grã-Bretanha)

30 de dezembro de 1691, Londres, Inglaterra (Grã-Bretanha)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

2009-08-05T19:19:00

05/08/2009 19h19

Célebre pelas pesquisas que realizou no campo da física, da química e das ciências naturais, Robert Boyle começou a estudar latim e francês com apenas 8 anos de idade. Aos 11 já lia o Amadis de Gaula e outros romances de cavalaria, ao mesmo tempo em que se dedicava ao estudo da química.

Em 1641, realiza uma viagem à Itália, onde estuda a obra de Galileu. Retorna à Inglaterra em 1644 e passa a se dedicar exclusivamente à ciência.

Convidado para membro do Invisible College - que, mais tarde, se transformaria na Royal Society -, Boyle tornou-se um dos seus membros mais importantes.

Em 1657, depois de ter estudado a máquina pneumática, inventada pelo físico alemão Otto von Guericke, projetou e construiu um aparelho semelhante, dando início a uma série de experiências sobre as propriedades do ar.

Em 1662, Boyle publicou uma importante contribuição para o desenvolvimento da química: Chymista Scepticus (O Químico Cético), obra na qual apresenta conceitos fundamentais e estabelece os princípios básicos que devem nortear os pesquisadores.

Relação entre pressão e volume dos gases

O nome de Boyle passou à história principalmente por causa da lei que ele estabeleceu: a Lei de Boyle, também chamada de Lei das Relações entre Pressão e Volume dos Gases a Temperatura Constante. Segundo essa lei, "à mesma temperatura, o produto da pressão p pelo volume v de um gás ideal é sempre constante".

Esta é a representação matemática da Lei de Boyle:

p0v0 = p1v1 = p2v2 = ... = k

Alguns autores franceses associaram o nome de Boyle ao do físico Edme Mariotte (1620-1684), que também teria descoberto a mesma lei. Todavia, o resultado das pesquisas de Mariotte só foi publicado 16 anos depois de Boyle ter anunciado sua descoberta.

Enciclopédia Mirador Internacional; Oxford Dictionary of Scientists