PUBLICIDADE
Topo

Robert Francis Kennedy Político norte-americano

20/11/1925, Brookline, EUA.

6/6/1968, Los Angeles, EUA.

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

10/08/2005 15h10

Robert Francis Kennedy era o sétimo filho de Joseph e Rose Kennedy e foi um grande colaborador de seu irmão, o presidente John F. Kennedy.

Ingressou na Universidade de Harvard e, após um período na marinha americana, graduou-se em 1948. Formou-se posteriormente em direito pela Universidade de Virgínia. Foi fiscal da seção criminal do Departamento de Justiça, mas abandonou o cargo para colaborar na campanha de seu irmão John F. Kennedy ao senado.

Entre 1953 e 1956, Robert Kennedy atuou no Conselho do Senado, destacando-se em sua luta contra a corrupção. Em 1960 engajou-se na campanha presidencial de John F. Kennedy. Depois da eleição do irmão, tornou-se secretário de Estado da Justiça. Trabalhou na área de defesa dos direitos humanos e contra a discriminação racial.

Em 1963, após o assassinato de John F. Kennedy, Robert Kennedy continuou trabalhando por um período com o presidente Lyndon Johnson, mas em 1964 renunciou para candidatar-se ao senado pelo Partido Democrata.

Foi eleito senador por Nova York, e seu mandato caracterizou-se pelo empenho na luta pelos direitos das minorias e contra a escalada militar no Vietnã. Em 1968, candidatou-se à Presidência da República pelo Partido Democrata. Depois de uma série de vitórias nas eleições primárias nos estados de Indiana, Nebraska e Califórnia, Robert Kennedy participou de um evento comemorativo no Hotel Ambassador, em Los Angeles, no dia 5 de junho de 1968.

Ao deixar o salão principal, foi atingido por tiros disparados pelo jordaniano, nascido em Jerusalém, Sirhan Bishara Sirhan. Não resistindo aos ferimentos, faleceu no dia seguinte.