PUBLICIDADE
Topo

Scott Fitzgerald Escritor norte-americano

24/09/1896, Memphis (Estados Unidos)

21/12/1940, Califórnia (Estados Unidos)

Do Banco de Dados da Folha

22/02/2005 15h57

Francis Scott Key Fitzgerald nasceu em 1896, em St. Paul, Minnesota (EUA). Filho de uma família de alta classe média, fez seus estudos na Universidade de Princeton, mas não chegou a se formar. Seu primeiro romance, Este Lado do Paraíso, publicado em 1920, foi um sucesso imediato.

Em pouco tempo, vendeu 50 mil exemplares --quantidade fantástica para a época. Fitzgerald logo tornou-se o autor mais bem pago de seu tempo. Lançou Seis Contos da Era do Jazz em 1922; e três anos mais tarde surgiria O Grande Gatsby.

Fascinado pelo estilo de vida da elite, casou-se com uma bela mulher da alta sociedade. A vida de agitação do casal, com viagens e festas em cidades dos EUA e da Europa, terminaria de forma dramática: Zelda Fitzgerald viveu seus últimos dias em um hospício.

A vida atribulada não lhe permitiu produzir mais romances. Tornou-se então escritor de crônicas e ensaios, publicados em revistas. Somente em 1934 publicaria o romance Suave É a Noite, friamente acolhido pela crítica da época, mas hoje tido como um de seus melhores trabalhos.

Entregue ao alcoolismo, Fitzgerald amargou uma fase de ostracismo em Hollywood, escrevendo roteiros de filmes --todos rejeitados ou muito modificados. No ano de sua morte, 1940, chegou a começar mas não concluiu o romance O Último Magnata (The Last Tycoon), muitas décadas depois transformado em filme de sucesso na mesma Hollywood.