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Tom Jobim Compositor, arranjador e maestro brasileiro

25-1-1927, Rio de Janeiro

8-12-1994, Nova York, Estados Unidos

Do Klick Educação

17/08/2015 20h58

Amante da música clássica, em especial as de Chopin, Debussy e Heitor Villa-Lobos, e da música popular, Antônio Carlos Brasileiro Jobim introduziu uma harmonia requintada e letras elaboradas à música popular brasileira, consagrando-se como um dos maiores compositores do século XX. Em canções como Garota de Ipanema, Dindi, Insensatez, Corcovado, Águas de Março e Sabiá, o excelente pianista, que cantava com voz pausada, suave e meiga, encantou o mundo, reconhecido por músicos como Stan Getz e Frank Sinatra. A preciosidade de suas composições era tirada da natureza. Estudou a fauna e a flora brasileiras, colecionando pios de passarinhos, e preservou um sentimento sagrado pelo Rio de Janeiro, cidade que não cansou de louvar. A literatura também foi útil: Tom sabia de cor versos de Carlos Drummond de Andrade, Mário Palmério, Manuel Bandeira, Raul de Leoni e Alceu Wamosy. Leu Guimarães Rosa, baseando-se nele para compor Urubu e Matita Perê. Seus momentos de criatividade, que chamava de "cubo de trevas", eram enriquecidos por encontros com grandes músicos da música brasileira, como Ary Barroso, Pixinguinha, Dorival Caymmi e Vinícius de Moraes, com quem manteve uma longa parceria, compondo mais de 50 músicas. Nascido na Tijuca, no Rio de Janeiro, cresceu "nas areias e dunas" de Ipanema. Estudou piano com o maestro Hans Joachim Koellreuter, introdutor da música dodecafônica no Brasil. Em 1946, entrou para a Faculdade de Arquitetura, abandonando-a no mesmo ano. Em 1949, iniciou a boêmia, tocando jazz e samba-canção em casas noturnas de Copacabana. Em 1953, foram gravadas suas primeiras músicas: Pensando em Você e Faz uma Semana. Em 1954, Dick Farney e Lúcio Alves gravaram Tereza da Praia, seu primeiro sucesso, em parceria com Billy Blanco. No mesmo ano, lançou Sinfonia do Rio de Janeiro, em nova parceria com Blanco, e foi apresentado por Lúcio Rangel a Vinícius de Moraes, que o convidou a orquestrar as músicas da peça Orfeu da Conceição (1956), a primeira parceria. Em 1958, Elisete Cardoso gravou Canção do Amor Demais, em parceria com ele, Vinícius de Moraes e João Gilberto. O disco é considerado o início da bossa nova. No final de 1962, foi convidado a realizar um show de bossa nova no Carnegie Hall, em Nova York. Nos Estados Unidos, gravou Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim (1967).