Topo

William Petersen Ator norte-americano

21 de fevereiro de 1953, Evanston, Illinois (EUA)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

13/02/2009 14h00

William Louis Petersen, o famoso Gil Grissom, da série "CSI: Crime Scene Investigation", estudou na Universidade de Idaho, EUA, graças a uma bolsa de estudos para jogar futebol americano. Tentando melhorar suas médias, passou a fazer um curso de interpretação teatral, sem imaginar que essa decisão mudaria completamente a sua vida.

Em 1974, deixou a universidade, junto com sua noiva, Joanne Brady, e acompanhou um professor de teatro à Espanha, onde desenvolveu suas habilidades como ator shakespeariano. Passaram um ano na Universidade de Oñate (Guipúzcoa), onde tiveram uma filha. Ali, Petersen também conheceria Íñigo Barona, que se tornaria seu amigo e conselheiro.

William Petersen regressou, então, a Idaho, com a esperança de se tornar ator profissional, mas teve pouca sorte. Mudou-se para Chicago, a fim de viver com parentes, e nessa cidade iniciou sua carreira, atuando na Companhia de Teatro Steppenwolf, além de ser um dos fundadores do Remains Theater Ensamble, ao lado de Gary Cole e Ted Levine.

Sua estréia no cinema foi com um pequeno papel no filme "Thief", em 1981. Anos depois, em 1986, alcançaria um de seus principais êxitos com "Manhunter". William Petersen recusaria um papel em "Platoon", de Oliver Stone, apenas pelo fato de que as filmagens o manteriam longe de sua família, nas Filipinas.

Em 2000 filmou "The Contender", onde representou o papel do governador Jack Hathway, um político sem escrúpulos. Desde esse ano, Petersen protagoniza a série "CSI: Crime Scene Investigation", atuando como Gil Grissom. Aparentemente por motivos de saúde, Petersen foi substituído - a partir do nono episódio da 10ª temporada - por Laurence Fishburne. Mas continuará a trabalhar na série, como um dos produtores.

Divorciado, Petersen casou-se, em 2003, com Gina Cirone.
 

Folha de S. Paulo; El País