Topo

Wojciech Jaruzelski Líder militar e político polonês.

6/7/1923, Quirov, Polônia

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

09/08/2005 17h12

Wojciech Jaruzelski lutou na Segunda Guerra Mundial e tornou-se general em 1956.

Chefe do Estado-Maior em 1965 e Ministro da Defesa da Polônia entre 1968 e 1981, Jaruzelski tornou-se, em seguida, chefe do governo e secretário do Comitê Central do Partido Operário Unificado Polaco. Utilizou o estado de exceção para reprimir o sindicato Solidariedade em dezembro de 1981 e requisitou a prisão dos líderes do movimento, incluindo Lech Walessa.

Formou o Conselho Militar de Salvação Nacional, que tomou o poder e submeteu o país à hegemonia soviética, com um tímido processo de reforma econômica e social para calar a oposição interna.

No final de1982, a lei marcial foi suspensa e Walessa, liberado. Três anos depois, Jaruzelski abandonou o cargo de primeiro-ministro para se tornar presidente do Conselho de Estado. Abriu caminho para uma reforma democrática na Polônia, a partir das diretrizes de Mikhail Gorbatchov. Contudo, desacreditado, não conseguiu recuperar sua popularidade, apesar de seu programa de reformas.

Em 1988, demitiu-se do cargo de primeiro-secretário e tornou-se chefe de Estado. No ano seguinte, o Solidariedade foi legalizado e seus membros ganharam lugares no parlamento, mas o partido foi restringido a competir para somente 35% dos assentos. A limitação permitiu que Jaruzelski fosse eleito presidente por uma margem de um voto no conjunto nacional.

Incapaz de manter um governo Comunista, entretanto, foi forçado a ceder lugar a Walessa em dezembro de 1990.