Topo

Um olhar sobre o Rio de Janeiro

Lucila Cano

26/08/2011 07h00

Na internet mais próxima, o leitor terá acesso a uma obra sensível, que reúne temática social – a vida no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro – e qualidade artística – o registro de três ótimos fotógrafos nascidos na comunidade.

O webdocumentário "Rio de Janeiro – Autorretrato", de Marcelo Bauer, é exemplo precioso de como a comunicação pode contribuir para a afirmação da cidadania.

Manifestação cultural recente e que vem ganhando força e prestígio em diversos países do mundo, o webdocumentário é uma nova maneira de contar histórias pela internet, a partir da mistura de diferentes formatos: textos, áudios, vídeos, fotos, ilustrações e animações. Isso associado à vantagem de que, na web, o internauta é quem escolhe o que quer ver e em que ordem, mas sem perder o fio condutor da narrativa.

Trabalho premiado

A história dos jovens fotógrafos moradores do Complexo da Maré começa com o trabalho notável de uma ONG, o Observatório de Favelas, instalado na comunidade desde 2001, mas com atuação nacional e que, entre múltiplas atividades, mantém a Escola de Fotógrafos Populares.

Adriano Ferreira Rodrigues - o AF Rodrigues, Jaqueline Félix e Marcos Diniz da Silva - o Ratão Diniz, são os três protagonistas do webdocumentário. Eles passaram pelo curso de um ano na Escola de Fotógrafos Populares, hoje trabalham com fotografia e junto a outros moradores e fotógrafos da Maré criaram o Coletivo Multimídia Favela em Foco.

Marcelo Bauer, diretor e produtor de "Rio de Janeiro – Autorretrato", é um jornalista multimídia, que usa o seu conhecimento, talento e experiência profissional adquirida em jornais, revistas e internet para propor uma nova realidade social.

Seu trabalho foi contemplado com a Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet 2010. Também foi um dos projetos selecionados do European Days Co-Production Forum 2010, em Turim (Itália).

Anteriormente, Bauer recebeu menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos por seu primeiro webdocumentário, lançado em junho de 2010: "Filhos do Tremor – Crianças e seus Direitos em um Haiti Devastado", que pode ser visto em www.webdocumentario.com.br/haiti/.

Distante dos cartões postais

Sim, é o Rio real e humano, cercado por contradições, mas, nem por isso menos belo, colorido, iluminado e atraente, que se apresenta em quatro capítulos. "Vida Cotidiana, Cidade, Pessoas e Sonhos" correspondem aos principais temas das fotografias.

Em cada capítulo, o webdocumentário mescla duas linguagens visuais. A primeira inclui o uso de vídeos e envolve a observação do dia a dia dos fotógrafos em seu ambiente de trabalho na Maré e em outras comunidades do Rio de Janeiro. A segunda exibe fotos produzidas por eles que, em entrevistas, comentam as imagens e contam como enxergam o Rio de Janeiro e a sua comunidade.

As alegrias e as dificuldades de quem convive com condições urbanas muitas vezes precárias adquirem significados profundos nas fotos e nos depoimentos desses jovens fotógrafos.

Embora ambientada no Rio de Janeiro, a história aborda uma questão comum a todas as metrópoles dos países em desenvolvimento: como os moradores dos bairros populares de uma grande cidade veem a sua realidade – e o que fazem para mudá-la?

"Rio de Janeiro – Autorretrato" é uma criação multimídia que inclui vídeos, fotos, textos, gráficos e mapas. Nesse processo, os fotógrafos fazem uma reflexão sobre o ato de fotografar e sobre a importância que isso tem para eles e para a comunidade. Afinal, a documentação do dia a dia da favela tem poder de trazer mais conscientização e alterar o cotidiano dos envolvidos?

Vale a pena conferir o trabalho de Marcelo Bauer e equipe (Direção de fotografia: Sérgio Moraes. Edição: Giovanni Francischelli e Lucian Rosa. Trilha original: Tiago Rocha e Luisão Cavalcante. Som direto: Paulo Rogério Galdino Paes e Claudinho Reis. Design web: Tiago C. Textos: Lívia Roncolato). Em exibição em www.riodejaneiroautorretrato.com.br.

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.