Topo

Brasil Ambiental

Lucila Cano

18/05/2012 06h00

Primeira Câmara Americana da América Latina, a Amcham Rio, fundada em 1916, é uma das mais antigas entidades empresariais do país, afiliada à U.S. Chamber of Commerce.

Desde 2005, a Amcham Rio também é a realizadora do Prêmio Brasil Ambiental, que anualmente reconhece as melhores práticas ambientais desenvolvidas por empresas com atuação no Brasil.

Iniciativa do Comitê de Meio Ambiente da Câmara, o prêmio é uma contribuição da Amcham Rio para a conservação, preservação e recuperação do meio ambiente. Seu principal objetivo é estimular o empresariado brasileiro a se tornar cada vez mais consciente de sua responsabilidade socioambiental.

Diferenciais

Uma característica do Prêmio Brasil Ambiental é que a ele só podem concorrer empresas que tenham projetos ambientais já concluídos, ou em fase final de implantação, mesmo que sejam em parceria com outras companhias, instituições de pesquisa ou ONGs.

O prêmio reúne seis categorias e contempla apenas uma empresa em cada uma delas, de acordo com avaliação de banca julgadora formada por especialistas convidados pela Amcham Rio. As categorias são: Responsabilidade Socioambiental, Preservação e Manejo de Ecossistemas, Inovação Ambiental, Uso Racional de Recursos Hídricos, Inventário de Emissões e Resíduos Sólidos.

Todo ano, a Amcham Rio elege um tema como alerta para o empresariado. Esse tema pauta a apresentação de um convidado especial, responsável pela palestra de honra do evento de entrega do Prêmio Brasil Ambiental.

Em 2012, a Câmara escolheu a causa da Gestão de Resíduos Sólidos. Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), no Brasil a reciclagem já movimenta cerca de US$ 2 milhões ao ano e evita a emissão de 10 milhões de toneladas de gases na atmosfera.

O tema se reveste de grande importância mundialmente e no Brasil, inclusive, uma vez que este ano deve ser concluído e implementado o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Assunto das lideranças

Em anos anteriores, a Câmara levou às platéias do prêmio os seguintes temas: Legislação Brasileira: Caminho para o Desenvolvimento Sustentável (2005); Governança e Sustentabilidade (2006); Global Warming (Aquecimento Global): efeitos, consequências e propostas (2007); Licenciamento Ambiental e Responsabilidade Socioambiental (2008); Floresta Amazônica (2009); Redução de Carbono (2010); Uso Racional de Recursos Hídricos (2011).

Segundo Hélio Blak, Diretor Superintendente da Amcham Rio, “a Câmara de Comércio Americana vem trabalhando com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e incentivar as relações entre o Brasil e os Estados Unidos. É cada vez maior a consciência de que os negócios devem caminhar de forma sustentável e, por esta razão, o meio ambiente tem despertado o interesse de todos os cidadãos do mundo, mas em especial daqueles que ocupam posições de liderança nas empresas. Assim, o Prêmio Brasil Ambiental é um incentivo a mais para que pessoas e empresas se comprometam com um presente mais consciente e um futuro mais sustentável”.

Inscrições para o prêmio podem ser feitas até o dia 6 de julho no hotsite www.premiobrasilambiental.com. Empresas associadas estão isentas de taxa de inscrição. O valor é de R$ 500 para companhias não associadas. O hotsite também apresenta informações relevantes sobre a premiação e seus vencedores em anos anteriores.

A cerimônia do 8º Prêmio Brasil Ambiental ocorrerá em 9 de agosto, no Rio de Janeiro, quando serão anunciados os vencedores de 2012. Além das empresas, o Comitê de Meio Ambiente da Câmara também selecionará e premiará a melhor reportagem sobre sustentabilidade veiculada na mídia nacional no período de dezembro de 2011 a junho de 2012.

O Prêmio Brasil Sustentável é um reconhecimento público de projetos inovadores e bem-sucedidos que poderão fazer a diferença na qualidade de vida de gerações futuras. Ponto para a Amcham Rio pela iniciativa de motivar empresas para ações que tenham a sustentabilidade como princípio.

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.