Jovens valores
Quatro estudantes brasileiros classificaram o país em primeiro lugar na 24ª. Olimpíada de Matemática do Cone Sul, realizada em Assunção, Paraguai, entre os dias 2 e 7 de junho.
Guiados pelos professores Fabio Brochero Martínez, de Belo Horizonte (MG), e José Armando Barbosa, de Fortaleza (CE), os jovens competiram com representantes da Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
Murilo Corato Zanarella, 15 anos, de Amparo (SP), e Victor Oliveira Reis, 16 anos, de Recife (PE), conquistaram medalhas de ouro. Daniel Santana Rocha, 16 anos, do Rio de Janeiro (RJ), e Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 13 anos, de Vinhedo (SP), receberam medalhas de prata.
Destinada a estudantes com idades entre 13 anos e 16 anos, a Olimpíada de Matemática do Cone Sul promove o intercâmbio de experiências acadêmicas entre alunos e professores dos países da região.
A participação brasileira data de 1988 e é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (www.obm.org.br), que reúne várias instituições ligadas ao incremento do estudo e da pesquisa científica.
Astros e água
Outra competição levará cinco jovens brasileiros para Cochabamba, Bolívia, entre 19 e 23 de outubro deste ano. Trata-se da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (5ª. OLAA).
Dois dos representantes são do Paraná: Ana Letícia dos Santos (Curitiba) e Andrei Michel Sontag (Cândido Rondon). A equipe se completa com Marton Paulo dos Santos Silva, de Recife (PE); Rubens Martins Bezerra Farias, de Fortaleza (CE), e Weslley de Vasconcelos Rodrigues da Silva, de Teresina (PI). Este último já conquistou medalha de ouro na olimpíada do ano passado na Colômbia.
O grupo foi selecionado pelo resultado obtido na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (www.oba.org.br), coordenada nacionalmente pelo professor João Batista Garcia Canalle, da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).
Ainda no âmbito das ciências, lembro que estão abertas até 30 de agosto as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista (www.jovemcientista.cnpq.br), organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Gerdau e General Electric.
O tema deste ano é “Água: Desafios da Sociedade” para categorias que vão do ensino médio (abrange ensino técnico e profissionalizante) até o superior e o de mestre doutor.
O Prêmio Jovem Cientista também contempla instituições de ensino e um pesquisador doutor dedicado ao tema do ano. Como ocorre a cada nova edição, e de acordo com o regulamento, as premiações oferecem valores em dinheiro, laptops, bolsas de estudos e publicação dos melhores trabalhos.
Música para as Américas
Aos 18 anos, Caio Alves Diniz, do curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba é o violoncelista mais jovem convocado para a Orquestra Jovem das Américas, edição 2013.
Seis outros jovens brasileiros estarão com ele na turnê que a orquestra fará pela América Central em julho. São eles: Leonardo Duarte (contrabaixo), Bruno Luiz Lourensetto (trompete), Helena Luisa Oliveira Ibarra (violino), Reinaldo Silva (violino), Sóstenes Siqueira (corne inglês) e Michelle Zwi (oboé).
A orquestra (www.yoa.org) reúne 100 músicos oriundos de mais de 20 países e com idades entre 18 anos e 30 anos, sob a direção do maestro e tenor espanhol Plácido Domingo.
O programa da temporada de 2013 inclui duas semanas de residência em Santiago, no Panamá, antes dos concertos pelos países da América Central. Durante esse período, os jovens presenciarão seminários, aulas, ensaios e palestras com músicos de renome internacional.
Terminada a sua participação na Orquestra das Américas, Caio Alves Diniz continuará seus estudos como bolsista da Louisiana State University, onde estudará com o violoncelista norte-americano Dennis Parker.
Temos muitos jovens valores. Cada qual, a seu modo, pode tornar o país melhor, sem destruir as conquistas herdadas dos jovens de outras gerações.
* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.