Barroco (3) - A escultura de Aleijadinho e outros nomes
Valéria Peixoto de Alencar*, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Quem produzia as esculturas, frisos e entalhes barrocos das igrejas, normalmente, eram os escravos que trabalhavam em oficinas.
Eles dominavam a metalurgia, a fabricação de cerâmica e a escultura em madeira.
O fato de serem escravos os impediu de alcançar a fama. Mas há uma grande exceção: Antônio Francisco Lisboa ou o Aleijadinho.
Pela participação de escravos e índios, o barroco é considerado, por muitos historiadores da arte, a primeira manifestação artística e cultural genuinamente brasileira.
Artistas do barroco brasileiro
- O Aleijadinho (1738-1814)
Antônio Francisco Lisboa nasceu em Ouro Preto. Seu pai era arquiteto e sua mãe era escrava. Aprendeu seu ofício trabalhando com o pai e observando pintores e escultores. O apelido deve-se ao fato de ter adoecido( não se sabe, ao certo, se porfiria, lepra, escorbuto ou sífilis), por volta dos 40 anos, ficando com as pernas e mãos deformados. Como não podia mais se locomover, ele era carregado por dois escravos que amarravam, em suas mãos, os instrumentos de que necessitava para esculpir. Usava preferencialmente madeira e pedra-sabão em suas esculturas.
- Manuel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde)
Nasceu em Mariana, em 1762, e morreu em 1830. Foi considerado um dos mais importantes pintores do Barroco no Brasil e influenciou muitos outros até o século 19. Sua maior obra está na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco.