Artes

Escultura (2): Formas de esculpir

Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

A escolha do material a ser utilizado na escultura normalmente determina a técnica a ser utilizada.



  • Modelagem
    Quando se agrega material plástico até conseguir o efeito desejado. Essa técnica é utilizada para argila, por exemplo.
     
  • Cinzelamento
    Quando de um bloco de material (pedra, madeira, gelo, por exemplo) se retira o que excede a figura, utilizando ferramentas de corte apropriadas, como o cinzel. Daí o nome da técnica.

    Reprodução
    Cinzel sendo utilizado na confecção de uma obra em granito

     
  • Fundição
    Quando se verte metal derretido, quente, em um molde feito em outro material, geralmente cera.

    Argila e cerâmica

    Aqui o processo é o da modelagem em argila umedecida para facilitar o manuseio. Depois, a peça é deixada para secar e, em seguida, é submetida a altas temperaturas, em forno apropriado, para obter rigidez e resistência. Assim, temos a cerâmica ou terracota. É possível, durante o processo, acrescentar aditivos e, dependendo do tipo e da qualidade da argila, temos diferentes produtos finais, incluindo a porcelana.

    Uma forma moderna de confeccionar peças a partir da modelagem da argila é o torno. Contudo, antes da criação dessa máquina, uma técnica muito utilizada era a junção sucessiva de roletes de argila feitos manualmente.

    Você pode estar imaginando apenas a confecção de utensílios, como vasos e pratos, por exemplo. Mas desde a Antigüidade temos registros e achados arqueológicos onde podemos ver estatuetas e até uma coleção de mais de 8 mil figuras de guerreiros e cavalos, em tamanho natural, encontradas próximas ao mausoléu do primeiro imperador da China. Essas peças foram produzidas provavelmente no século 3 a.C. e descobertas em 1974, próximas a Xian.

    Pedras e metal

    Mármore, pedra calcárea, granito e pedra sabão são tipos de matérias-primas utilizadas na confecção de esculturas a partir da técnica do cinzelamento. Uma das técnicas usadas na fabricação de esculturas em bronze, utilizada desde tempos antigos, é a da "cera perdida".

    Primeiramente se faz a escultura em argila. A seguir, ela é envolvida por uma camada de cera e depois envolvida por outra camada de argila e areia, forte o suficiente para suportar a pressão do metal em fusão e com os detalhes da peça desejada.


     

Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação *Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro "Arte-Educação: Experiências, Questões e Possibilidades" (Editora Expressão e Arte).

UOL Cursos Online

Todos os cursos