Topo

Pesquisa escolar

Biologia


Região Neotropical - Do México à Patagônia

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

A região neotropical abrange a parte sul da América do Norte, a América Central e do Sul, dispondo de uma fauna ampla e variada.
A anta (Tapirus terrestris) ocorre desde a Colômbia até a Argentina. É herbívoro e tem o nariz alongado formando uma curta tromba móvel. Vive perto de rios e lagoas e pode atingir 225 kg, 1m de altura e 2m de comprimento.
A capivara (Hydrochareis hydrochaeris)é o maior roedor do mundo, chegando a ter 45 Kg e medindo mais de 1m. Existem várias subespécies, todas semi-aquáticas, deixando a água somente para pastar.
O tamanduá bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é nativo da América do Sul e Central. É conhecido pelo seu longo focinho afilado, no qual se aloja uma língua fina e viscosa que serve para capturar seu alimento: cupins e formigas.
A Jaguatirica (Felis pardalis) pertence à família dos felídeos. Tem pelagem amarelada coberta de malhas orladas de preto. Alcança mais de 1m de comprimento e 40 cm de altura. Ocorre desde os EUA (Arizona e Texas) até o Brasil inteiro e o NE da Argentina.
Parente dos camelos, a lhama (lama glama) habita as cordilheiras e altiplanos andinos. Foi domesticado pelas populações pré-colombianas e ainda é utilizado como animal de carga do Peru ao Chile.
O tucano é uma ave pertencente à família Ramphastidae. Vive em bandos e alimenta-se de insetos e pequenos frutos. É comum nas florestas da América Central e do Sul.
Mapa Mundi < Região Neotropical

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Mais Biologia