Empuxo - A força que, na água, atua contra a gravidade
Maria Sílvia Abrão, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
(Atualizado em 19/12/2013, às 12h23)
- Densidade - Uma relação entre massa e volume
- Pesos e medidas - Medição é fundamental às ciências exatas
Você já percebeu que conseguimos carregar mais facilmente uma pessoa dentro d'água do que fora dela, no ar?
Até parece que a pessoa fica mais leve quando imersa na água. O que ocorre é que existe uma força, conhecida como empuxo, que atua de baixo para cima, no sentido contrário ao da força da gravidade.
Apesar de a massa do corpo da pessoa que carregamos ser a mesma, dentro ou fora da água, o peso parece menor dentro d'água, pois o empuxo tem sentido contrário à gravidade, diminuindo nosso esforço ao carregar o corpo em questão.
É a composição entre essas duas forças, gravidade e empuxo, que determinará se um corpo afundará ou boiará em um meio líquido.
Como o navio flutua?
Caso o peso seja maior que o empuxo, o corpo afunda; caso o empuxo seja maior, mesmo que seja colocado dentro da água, o corpo subirá para a superfície.
Se as duas forças contrárias tiverem a mesma intensidade, isto é, forem iguais, o corpo ficará parado na água.
Voltando, então, ao caso dos navios: O navio tem sua massa distribuída em um enorme volume. Isso faz com que sua densidade seja menor do que a da água, garantindo sua flutuação. Ou seja, apesar do navio ser pesado, ele consegue deslocar um volume grande de água, o que faz com que o Empuxo, que tem valor igual ao valor do peso do líquido deslocado, anule seu peso.