Pesos e medidas - Grandeza e unidades de medida
Maria Sílvia Abrão, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
- Empuxo - A força que, na água, atua contra a gravidade
- Densidade - Uma relação entre massa e volume
- Teste seus conhecimentos sobre medidas
As ciências conhecidas como exatas (das quais a matemática é o grande modelo) têm como característica fundamental a "medição", ou melhor, a ponderação de seus objetos de estudo, daquilo que está sendo estudado.
Ponderar, em matemática, significa atribuir pesos a algumas grandezas para calcular a média ponderada. Trata-se, fundamentalmente, de medir, de determinar quantidades (e não qualidades). Porém, de que maneira medimos as coisas?
Em situações muito comuns do nosso cotidiano utilizamos as medidas sem sequer nos darmos conta disso. Para comprarmos frios, carne, farinha ou arroz em um supermercado, por exemplo, utilizamos uma unidade padrão de medida: o grama.
Assim, quando pedimos um quilograma de carne, estamos nos referindo a um múltiplo do grama, um grama multiplicado por mil. Para comprarmos um pedaço de fita, no armarinho ou na papelaria, utilizamos outra unidade de medida, o centímetro, que é a centésima parte do metro. Da mesma maneira, medimos o tempo em segundos, minutos e horas.
Unidades de medida
Existem diferentes coisas que podem ser medidas. Tudo o que pode ser medido é matematicamente chamado de grandeza. Mas o que é medir? Medir é comparar uma determinada grandeza com outra grandeza, a qual foi escolhida como unidade de medida.
O ser humano sentiu necessidade de padronizar as unidades de medida para poder comparar as diferentes quantidades, mesmo que esteja à distância, de modo a fazer trocas (compra e venda) justas, ou ainda para poder simular situações e fazer cálculos. Trabalhamos sempre com os múltiplos ou submúltiplos das unidades de medida.
Tamanho e peso
Para as medidas de tamanho ou comprimento, utilizamos como unidade o metro, seus múltiplos e submúltiplos:
Para as medidas de massa utilizamos como unidade o grama:
Para as medidas de área, utilizamos unidades quadráticas (como metros quadrados). Por exemplo, o quadradinho abaixo seria o modelo do padrão de medida de área. Esse quadradinho tem 1 cm2 de área total. Seu comprimento ou base mede 1 cm e sua altura 1cm. Como a área é igual à base multiplicada pela altura, então: 1 cm x 1 cm = 1 cm2).
Com essa unidade padrão, você é capaz de medir a área de uma folha de papel sulfite, calculando quantos quadradinhos cabem na folha.
Já as medidas de volume podem ser feitas em litros ou em metros cúbicos
O cubinho acima tem 1 cm3 de volume total. Base = 1cm, altura = 1cm e profundidade = 1cm. Como o volume é igual a base x altura x profundidade, então temos (1cm x 1cm x 1cm = 1 cm3). Com essa unidade padrão você é capaz de medir o volume de uma caixa, calculando quantos cubinhos cabem dentro da caixa.
O litro, que também é uma unidade de medida utilizada para medir volume, também possui múltiplos e submúltiplos: