Geografia

Tsunami: Terremoto submarino causa ondas gigantes

Cláudio Mendonça

Um tsunami, violenta manifestação da natureza, castigou a Ásia e a costa leste da África, em 26 de dezembro de 2004, deixando 280 mil mortos. Mas por que isso ocorreu? Qual a origem do tsunami?

A explicação é o violento tremor sob o Oceano Índico, perto do norte da Indonésia. A força do terremoto alterou o mapa da região, fazendo com que ilhas se deslocassem alguns metros.

A Indonésia está sujeita a frequentes abalos sísmicos por causa da sua proximidade com placas tectônicas em colisão. Possui, por isso, centenas de vulcões ativos. O terremoto ocorreu perto da ilha de Sumatra, onde as placas Indo-Australiana e da Eurásia convergem uma em direção à outra.

Em determinados momentos, as duas se atritam, provocando instabilidade em toda a região. Nessa mesma ilha, em março de 2005, um terremoto de grande proporção matou mais 2.000 pessoas. Logo em seguida, no mês de abril, o vulcão Talang entrou em erupção.

No final de 1960 a teoria das placas tectônicas revolucionou a geologia, ao explicar fenômenos de grande proporção como os abalos sísmicos, a formação das montanhas, a expansão do assoalho oceânico e a separação dos continentes.

Cláudio Mendonça é professor do Colégio Stockler e autor de "Geografia Geral e do Brasil" (Ensino Médio) e "Território e Sociedade no Mundo Globalizado" (Ensino Médio).

UOL Cursos Online

Todos os cursos