Topo

História geral

Al Qaeda - Al Qaeda ficou conhecida após o atentado de 11 de setembro

Da Redação, Em São Paulo

(Atualizado em 11/09/2013, às 15h55)

Formado principalmente por muçulmanos e árabes, a organização Al Qaeda (a base, em árabe) foi criada nos anos 80 para defender o território do Afeganistão contra a ocupação das tropas russas que instauraram o regime socialista no país.

Os Estados Unidos, que lideravam o bloco capitalista, forneciam ajuda financeira à organização para expulsar as tropas. Sob a liderança de Bin Laden, a Al Qaeda passou a recrutar guerrilheiros muçulmanos para dar continuidade à luta armada.

O rompimento com os Estados Unidos aconteceu depois da invasão norte-americana à Arábia Saudita, durante a guerra contra o Iraque, nos anos 90. Bin Laden foi expulso da Arábia Saudita pelo governo e passou a investir em ataques organizados contra os Estados Unidos. Em 1998, a organização assumiu a autoria da explosão de duas embaixadas americanas na África oriental (224 mortos) e, em 2001, foi responsável pelo ataque aéreo que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e parte do Pentágono, nas proximidades de Washington.

Leia mais

História geral