PUBLICIDADE
Topo

História geral

Guerra de Troia (2) - As adaptações de Hollywood ao texto de Homero

Túlio Vilela

Homero e Hollywood

O filme "Troia", com o galã Brad Pitt, é um espetáculo de entretenimento, e por isso toma muitas liberdades tanto em relação ao poema homérico quanto em relação ao contexto histórico. Um detalhe que foi suprimido do filme é que, segundo a "Ilíada", Aquiles mantinha um romance homossexual com Pátroclo, de quem ele vinga a morte ao matar Heitor.

A relação entre os dois era tão íntima que, quando Aquiles morreu, seu corpo foi cremado e os ossos misturados ao de seus companheiro, ritual que era reservado a casais. O homossexualismo era bem aceito na Grécia antiga. Já nos dias de hoje o preconceito não é pequeno. Por isso, no filme, essa questão é omitida.

Cavalos e cuecas

A produção de Hollywood inclui o cavalo de madeira, que, como já foi dito, não aparece no poema original de Homero, mas não mostra os deuses - esses sim aparecem no poema. A intenção dos realizadores do filme ao excluir os deuses foi mostrar a guerra de Troia de maneira mais realista, sem apelar para elementos fantásticos.

Apesar da intenção de mostrar as batalhas de forma realista, a fidelidade histórica está longe de ser absoluta. Em primeiro lugar, naquela época, era comum os soldados lutarem nus, e mesmo quando estavam vestidos com suas túnicas não usavam roupas de baixo, afinal, a cueca anda não havia sido inventada... Em respeito ao público e para que o filme não fosse proibido para menores de dezoito anos, os realizadores do filme incluíram roupas de baixo nos soldados.

Táticas de guerra outras épocas

Outra liberdade que os realizadores do filme tomaram em relação à realidade histórica foi mostrar uma falange macedônica numa das cenas. A falange macedônica era uma tática de combate que consistia nos soldados armados com lanças formarem uma muralha quase impenetrável, quando um dos homens era morto ou ferido, era substituído pelo que vinha logo atrás. Uma falange era composta de dezesseis fileiras, em cada fileira tinha dezesseis soldados.

No entanto, essa tática foi desenvolvida por Felipe 2º, rei da Macedônia, que em 338 a.C. conquistou a Grécia, ou seja, séculos depois da época em que a guerra de Troia teria supostamente ocorrido. Felipe 2º é o pai do famoso Alexandre, que sucedeu seu pai e formou um dos maiores impérios da Antiguidade.

De qualquer modo, o filme tem o mérito de divulgar o assunto guerra de Troia para o grande público e despertar o interesse das novas gerações pela história e cultura da Grécia antiga. Para os mais curiosos, aqui vai uma dica: além de existirem várias edições em português de a "Ilíada", tanto traduções do texto original quanto versões adaptadas para o público juvenil, há uma versão cinematográfica mais antiga intitulada "Helena de Troia", produzida em 1956 (disponível em DVD). Detalhe: nessa versão todos os cenários foram construídos, nada de computação gráfica, recurso que não existia na época.

História geral