Topo

Pesquisa escolar

História geral


Hamas - Grupo é considerado um dos mais extremistas do Oriente Médio

Da Redação, Em São Paulo

O Hamas (Movimento da Resistência Islâmica) é um dos grupos mais extremistas na luta contra a existência do Estado de Israel, criado após o fim da Segunda Guerra Mundial para abrigar os judeus. Fundado em 1987, o Hamas é liderado por um núcleo de médicos e pós-graduados - Abdel Aziz Rantissi, Mahmmoud Zahar, Ismail Hanieh e Ismail Shanab.

O assassinato de Ahmed Yassin no dia 22 de março de 2004, que também fazia parte deste núcleo e era considerado líder espiritual do movimento, causou comoção e revolta na população palestina que prometeu vingança contra Israel. Yassin desempenhava um papel fundamental para convencer os seguidores do grupo a promoverem ataques terroristas suicidas contra judeus.

O grupo passou a ser classificado como terrorista pela União Europeia depois de agosto de 2003, quando atacou Jerusalém matando centenas de civis israelenses. Considerado o segundo maior movimento de guerrilha palestino contra Israel, atrás apenas do Fatah, a entidade funciona em alguns casos como uma rede filantrópica e assistencial, que ajuda algumas famílias em regiões da Cisjordânia e de Gaza.



Da Redação, Em São Paulo

Mais História geral