Folhetos de viagem - Convencer o turista a conhecer os lugares
Celina Bruniera, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Há muitas coisas que um turista pode ver e fazer quando viaja, é claro. Consultar um guia turístico ou solicitar folhetos sobre o lugar a ser visitado pode ajudar não só na escolha dos passeios. Também ajuda a obter informações precisas sobre o horário de funcionamento, o endereço e até a história das principais atrações turísticas de qualquer lugar.
Nos guias de viagem, o leitor encontra textos de caráter informativo. A intenção dos guias é servir de orientação para os turistas. Fornecem, geralmente, uma lista de museus, teatros, monumentos, bem como de hotéis e restaurantes, com preços, tipos de acomodação e localização, explorando a diversidade culinária do lugar e dos pontos turísticos mais visitados.
Informar e convencer
Já os folhetos de propaganda, não visam apenas informar, mas também convencer o leitor de que uma determinada cidade, estado ou país merecem a sua visita. São textos que procuram persuadir o leitor e, portanto, contam com a presença da linguagem apelativa. O apelo fica evidente nos argumentos, nas palavras e expressões usadas, e também nas imagens que, geralmente, acompanham o texto escrito.
Observe o texto que escolhemos para explicar algumas dessas características e para ajudá-lo a aprender um pouco mais sobre a língua inglesa.
In London you can go to a lot of nice places like old churches, big parks, old theatres and museums and famous streets. There are so many interesting things to do and see that you will, certainly, come back.
One of these places is The Tower of London. It is more than 900 years old. In the past it was a royal palace and a prison. Now it is only a museum. Thousands of people visit the Tower every year to see the Crown Jewels of Britain's kings and queens.
Tower Hill EC3 Tel. 0171-709 0765. Open Mar-Oct: 9.30 a.m. to 6 p.m. Mon-Sat, 10 a.m. to 6 p.m. Sun; Nov-Feb, 9.30 a.m. to 5 p.m. Mon-Sat. Close Dec. 24-26 and New Year's Day.
Note que o texto apresenta um convite quase irrecusável para o turista conhecer Londres. Desde o título, no imperativo e seguido de um ponto de exclamação, observamos o uso da linguagem persuasiva.
Muitos adjetivos
No primeiro parágrafo, a intenção do texto fica evidente no uso de adjetivos como nice, beautiful, big, old, famous e interesting e de advérbios como a lot of e many. Também se revela por meio da expressão you will, certainly, come back.
Já o segundo parágrafo tem um tom mais informativo, oferecendo dados históricos sobre a Torre de Londres e situando sua importância para o turismo londrino. Na Torre, o visitante encontra as joias da coroa britânica. Mesmo assim, ainda é possível observar o caráter apelativo da linguagem no uso do advérbio thousands em thousands of people visit the Tower every year.
O texto termina fornecendo informações sobre endereço e telefone do local, além dos dias e horários de funcionamento. Percebe-se, nesse último parágrafo, o uso de uma linguagem mais objetiva, quase esquemática, que auxilie as pessoas a encontrarem de maneira mais rápida e clara as informações de que necessitam.
Uma dica: o imperativo não é usado apenas para convencer os leitores a visitar algum lugar ou a comprar alguma coisa. Ele aparece em textos de caráter instrucional como em avisos e orientações em situações de emergência.