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Texto jornalístico (1) - A notícia como um gênero do relatar

Celina Bruniera, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Podemos chamar de jornalísticos aqueles textos que têm como veículos jornais, periódicos, revistas. No entanto, esses veículos reúnem uma gama de gêneros que contam, por sua vez, com estruturas textuais muito diferentes. Num jornal, por exemplo, encontramos charges, notícias, reportagens, entrevistas, artigos, editoriais, resenhas de espetáculos, anúncios publicitários, cartas do leitor, crônicas, etc.


Além do veículo, portanto, a efemeridade faz deles algo comum. Nascem para durar pouco. Talvez possamos deixar fora dessa característica, em certa medida, as crônicas de fundo literário. Se elas não abordarem temas muito colados ao momento presente, ou seja, se versarem sobre temas considerados universais, podem vir a ser publicadas em outros portadores (o livro, de preferência) e se tornarem textos mais duradouros.

Os textos jornalísticos têm como propósito tematizar e difundir as novidades, o que de novo acontece com os homens e o mundo, e estão organizados em seções. A ordem dessas seções, assim como a extensão e o tratamento dado ao texto, dependem da prioridade dada ao assunto e da ideologia adotada pela publicação.

A notícia
Texto que tem como objetivo transmitir ao leitor uma nova informação a respeito de acontecimentos, objetos ou pessoas. Geralmente, inicia-se com o fato mais importante para finalizar com os detalhes. Na notícia, podemos observar a presença de um título (que sintetiza o tema central e atrai a atenção do leitor), de uma introdução ou lead (em que se procura dar informações sobre o que aconteceu, quando aconteceu, onde, como e por que) e o desenvolvimento (ampliação do tema por meio de detalhes).

É um texto escrito em terceira pessoa para manter o redator à margem do que conta e prima pela objetividade e economia de linguagem. Para tanto, faz-se uso da voz passiva e do recurso de inserir o discurso direto no texto. Essa inserção visa comprovar os dados apresentados pelo jornalista, bem como dar-lhes maior credibilidade. Assim, a escolha dos elementos que compõem a notícia revela o sentido que se quer dar ao assunto.

Ao mesmo tempo que procura tematizar e difundir as novidades, as notícias servem como meio de documentação e de memorização das ações humanas e, nesse sentido, podem ser consideradas como textos próprios dos gêneros do relatar ao lado dos relatos de experiência vivida, dos relatos de viagem, dos testemunhos, das (auto)biografias, etc.

Protesto escocês
O texto que nos serve para análise aqui versa sobre uma reclamação feita por escoceses que moram na Suécia à Comissão Européia de Direitos Humanos, em função do tratamento dado a seu povo num anúncio de uma empresa de transporte ferroviário e seus desdobramentos. Com a análise, temos como objetivo ajudá-lo a verificar se você compreendeu o texto em linhas gerais.

O texto é composto por sete parágrafos. Nesse primeiro momento, destacamos sete alternativas dos temas aboradados em cada parágrafo. Gostaríamos que você relacionasse cada um dos parágrafos com um tema dado. As respostas e os comentários, você encontra em Texto jornalístico (2).

 

Scots in Sweden upset by cheap jokes
By Dennis Barker

Last September, Scots working in Sweden have complained to the European Commission for Human Rights that jokes about mean Scotsmen in advertising are an insult to the image of their race.

A case was put to Strasbourg by the Scottish Group for Civil Rights in Sweden, an organization formed recently of Scots people working there, to protest against Swedish Railways using such a traditional joke in an advertising campaign.

It showed two Scotsmen accepting the offer of travel for two for the price of one first-class ticket, while a third hides in the luggage rack.

‘We are not against Scots jokes in everyday life’, said Mr. David Webster, a 38-year-old marketing manager working near Stockholm, who helped me to form the group. ‘There are nationalistic jokes like this in every country. What we don’t like is the frequency of such jokes in commercial advertising.’

But the commission did not feel that the group had fully explained its case, and has asked, this week, for more information on some points before it decides whether the case can continue.

‘There is even one group of cut-prices shops in Stockholm area that has changed its name to The Scot’, said Mr. Webster. ‘Their motto is, “you can’t get it cheaper anywhere else”.’ These things are offensive only because they happen so often, we believe.’

Apart from the further information demanded by the European Commission for Human Rights, the Scots in Sweden are up against another difficulty. They have so far spent several hundred pounds on their campaign, but voluntary contributions from group members have totaled only £50.

Summarizing
Match the summary with the correct paragraph.
( ) A description of the advertising they are complaining about.
( ) The commission’s reaction.
( ) The exact reason why they are complaining.
( ) A financial problem for the Scots in Sweden.
( ) Some Scottish people have complained to the European Courts about an advertisement.
( ) Another example of their reason for complaining.
( ) They formed an organization and explained why they were complaining to the court.