PUBLICIDADE
Topo

Inglês

Texto jornalístico (3) - Quem, o quê, onde, como, quando e por quê

Celina Bruniera, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Vários são os portadores do texto notícia. São aqueles típicos da mídia impressa (jornais, revistas), a mídia radiofônica e televisiva e, hoje, com a internet, a mídia eletrônica. Cada vez mais o que vemos é a difusão de informações em tempo recorde.


O texto notícia apresenta características comuns em todos os portadores em que são difundidos. Encontramos, geralmente, um texto que busca a impessoalidade, a clareza e a objetividade e cuja estrutura se orienta a partir de respostas àquelas perguntas típicas do lead (quem, o quê, onde, como, quando e por quê).

No entanto, o portador e o público alvo também definem um perfil particular para esses textos. Analisaremos, aqui, uma notícia publicada no site www.yahoo.com, portanto, um texto de mídia eletrônica amplamente acessível e lido por um público bastante amplo, já que o portador é lido em todas as partes do mundo.

Leia o texto, tentando localizar os elementos que compõem o lead.

Ernesto hits Cuba, on track for Florida
AP - 39 minutes ago
Monday August 28, 2006
HAVANA - Tropical Storm Ernesto hit Cuba west of the U.S. naval air base at Guantanamo on Monday after killing one person in Haiti as it stayed on track toward Florida, where forecasters expect it to strengthen into a hurricane. Cuba ramped up emergency preparations before the fifth named storm of the Atlantic hurricane season moved ashore about 20 miles west of Guantanamo with top sustained winds dropping to 45 mph.

Observe que a notícia, embora bastante curta, dá conta das informações mais significativas em relação ao fato que veicula. Uma tempestade tropical chamada Ernesto (o quê) chegou a Cuba (onde), na segunda-feira (quando) trazida por ventos de 45 milhas por hora (como). Essa é uma característica muito comum nas notícias publicadas na internet: dar o máximo de informação no mínimo de texto possível.

Depois de analisarmos os elementos que compõem o lead da notícia, vale a pena ressaltar a manchete. Podemos chamar de manchete e não de título já que a notícia foi publicada na página principal do site e com destaque. Um leitor desavisado estranharia a manchete: "Ernesto hits Cuba, on track to Florida". Ernesto é o nome dado ao furacão.

O furacão poderia receber qualquer nome com a letra "e", já que é o quinto furacão que passa pelo Atlântico nessa temporada. O fato de ter recebido o nome de Ernesto e passar por Cuba é curioso. Isso porque esse nome nos remete a Ernesto Che Guevara, um dos líderes da Revolução Cubana, revolução a partir da qual Fidel Castro assumiu o poder do país. Conhecendo um pouco da história de Cuba, a manchete surge como algo estranho, visto que o verbo to hit pode ter dois sentidos: to come against with force e to arrive at, to reach.

Nos dois casos, o sentido da manchete não deixa de ser curioso e de nos remeter à história de Cuba. É bom lembrar que as manchetes visam chamar a atenção do leitor para que ele leia o texto na íntegra. E nisso, essa manchete é fabulosa, sobretudo se tratando de uma publicação na internet, num site cuja visitação é feita por pessoas que contam com um repertório cultural pelo menos considerável.

Inglês