Texto publicitário - Propaganda também "vende" ideias e sugere atitudes
Os textos publicitários são de alta circulação social e tendem a se tornar mais e mais comuns em virtude das características da sociedade em que vivemos, baseada na produção e no consumo de mercadorias. São textos que atuam justamente no sentido de convencer o público a comprar determinado produto ou, ainda, no sentido de despertar a consciência do público para a destruição do nosso planeta, para problemas sociais, entre outros.
Neste último caso, os textos publicitários procuram "vender" uma ideia, uma forma de conceber as coisas ou, então, buscam estimular os leitores a mudar seu comportamento, suas atitudes. Assim, temos textos publicitários que visam convencer o leitor a parar de fumar, a levar uma vida mais saudável, a conservar o patrimônio cultural de uma cidade, a usar adequadamente o transporte público, etc.
Analisaremos aqui um texto publicitário que pode ser entendido nessa perspectiva de promover, no leitor, uma mudança de comportamento. Para realizar a atividade de leitura, comece respondendo a algumas perguntas:
A bit dull, aren't they? How many more stations before you get off? How about something else to do while you wait?
Take a look at the person opposite you.
Don't stare! They might see you. And don't laugh!
What do you think they do for a living?
Do they like their job? What do they earn? More than you? Do they deserve to?
Do you think you could do their job? With one hand tied behind your back?
What do you think their first name is? What should it be? Think of a nickname.
Where do they live? What's their home like?
What's their favourite pastime? What paper do they read?
Where are they going now? And why? To meet somebody? Who?
And if they invited you to go out with them, what would you do?
Well, don't be too hard on this poor unsuspecting fellow-traveller.
Because there's another notice, just like this one, right above your head.
Well, that helped pass the time, didn't it? Now, is this your station?
HELP KEEP LONDONERS UNDERGROUND.
Um procedimento que pode ajudar é encontrar a que as palavras se destacadas no texto se referem. Vamos tentar?
a. you:
b. they:
c. it:
d. this one:
Leia, agora, o texto de forma completa. Elaboramos algumas perguntas que podem contribuir para a leitura:
Como já dissemos, os textos publicitários podem ter a intenção de difundir ideias e atitudes no sentido de preservar algo ou de fazer com que as pessoas mudem sua forma de agir. Este é o propósito do anúncio que você leu. O texto, publicado no interior de uma vagão do metrô, tenta atrair a atenção das pessoas tanto para a sua leitura, como para a observação das pessoas que viajam naquele vagão. Assim, busca distrair o usuário do metrô ao mesmo tempo que procura fazer com que ele reflita sobre a conservação do transporte coletivo. O anúncio pode ser entendido como uma tentativa de manter o usuário ocupado durante a viagem.
Nessa tentativa de distrair o leitor, o texto lança mão do imperativo (afirmativo e negativo) como em "Take a look at the person opposite you" e "Don't stare!" e de uma série de perguntas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.