Topo

Português

Cinco redações nota zero - Conheça os problemas graves que você pode evitar

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

É consensual o fato de que é preciso ler muito para se escrever bem. Você já deve ter ouvido essa afirmação muitas vezes. Por meio da leitura, você aumenta seus conhecimentos, tanto dos temas sobre os quais leu como do emprego da linguagem e da gramática. Além disso, toma contato com modelos de textos bem escritos. No entanto, se você é um estudante do ensino médio, observar alguns textos ruins também é interessante, na medida em que isso pode lhe alertar para erros, problemas de estilo e vícios de linguagem.

O Banco de Redações do UOL, que, mensalmente, oferece aos usuários do portal uma proposta de redação a ser desenvolvida e enviada por e-mail pelo usuário, foi criado com o objetivo básico de apresentar e reunir textos que podem servir como modelos de redação. No início de cada mês, o site traz a correção de 20 dos textos enviados pelos internautas (os textos são selecionados por sorteio para a correção).

Desse modo, o internauta pode tomar contato com outras redações, além das que ele mesmo escreve, o que é uma forma de ajudá-lo a conhecer como outros estudantes, por hipótese em condições semelhantes à dele, se desempenharam no desenvolvimento do tema proposto. Além disso, ao apontar erros e comentar questões de linguagem e estilo, o Banco de Redações mais uma vez está fornecendo modelos do que deve ou do que não deve ser feito.


 

Nota mínima

Tendo em vista a realização do próximo Enem, o Banco de Redações apresenta a seus leitores uma síntese do trabalho que é desenvolvido desde agosto de 2007, com exemplos de cinco redações que obtiveram a nota mínima. Sua leitura possibilita tomar contato com textos mal avaliados, produzidos por internautas que frequentam o site, bem como compreender, por meio dos comentários que são feitos, os critérios utilizados para a correção das redações.

Veja a seguir as cinco redações nota zero do Banco de Redações do UOL:



Português