Português

Dissertação (2): Dez dicas para um texto bem avaliado

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Estrutura

1) Mostre que compreendeu o tema proposto e que sabe contextualizá-lo, de maneira crítica e reflexiva, num texto em prosa que seja claro e coerente.

2) Partindo da situação-problema apresentada na prova, redija um texto dissertativo-argumentativo(apresentar fatos e argumentos para defender a sua opinião sobre o tema).

3) Lembre-se de que os avaliadores desconsideram toda redação que se afastar do tema proposto

4) Selecione, organize e interprete as informações e os argumentos que, de fato, tenham relação com o tema proposto.

Linguagem

5) Não se esqueça de dar título ao texto. Em princípio, o título deve sintetizar aquilo que você disse ao longo da redação, sendo um conjunto de palavras agrupadas em torno de uma palavra-chave.

6) Utilize palavras que sejam adequadas ao seu tom – e não tente usar termos eruditos para impressionar os avaliadores. Seja simples e direto.

7) Evite os períodos muito longos. Desde que usando-o adequadamente, para encerrar frases que expressam ideias diferentes, não faça economia de pontos finais!

8) Para organizar o texto de modo lógico e objetivo, utilize os chamados elementos de coesão textual, como advérbios, locuções adverbiais e conjunções.

Ideologia

9) Elabore seu texto de forma a, no final, apresentar possíveis soluções para o problema focalizado pela proposta.

10) Seja moderado ao tratar de temas polêmicos – como preconceito racial, social e/ou religioso, prática de tortura ou diferentes formas de violência. É mais prudente evitar radicalismos que, eventualmente, podem parecer se chocar com o respeito aos direitos humanos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos