Topo

Substantivo - Concreto ou abstrato?

Solange Lauro Marcondes, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

(Atualizado em 30/04/2014, às 16h53)

Conhecer bem os substantivos é importante para aqueles que desejam se expressar com precisão e clareza na norma culta. Substantivo é a classe de palavra variável que nomeia os seres - reais ou imaginários, concretos ou abstratos. Além disso, a classe dos substantivos inclui nomes de ações, estados, qualidades, sentimentos, etc.

Na hora de definir se um substantivo é concreto ou abstrato, muita gente fica na dúvida. Veja o que diz M. Said Ali: "Os atributos, posto que sejam inerentes aos seres, são considerados muitas vezes como se existissem separados deles, como se fossem outras entidades. Os substantivos que os representam chamam-se abstratos; são concretos os nomes de referência direta aos seres. Alegria, tristeza, formosura, probidade são substantivos abstratos; casa, mulher, jardim, homem são substantivos concretos."

É importante lembrar que concreto e abstrato não são categorias da realidade, mas da linguagem.

Textos figurativos e textos temáticos

Os substantivos concretos são chamados figurativos porque são construídos com figuras. Os substantivos abstratos são designados como temáticos por serem construídos com temas, isto é, palavras abstratas. A partir desses substantivos geram-se textos figurativos ou temáticos que recebem esses nomes porque neles predominam, respectivamente, figuras ou temas.

Veja que essa definição concreto/abstrato é muito importante porque é ela que permite elaborar duas formas básicas de construção de textos e cada uma delas exerce uma função diferente.

Enquanto os textos figurativos produzem um efeito de realidade (representam o mundo, criam uma imagem do mundo, analisam as ações humanas e seus acontecimentos), os temáticos explicam as coisas do mundo, estabelecem relações e dependências entre elas, fazem comentários sobre suas propriedades, operam com aquilo que é apenas conceito. Logo, pode-se dizer que os textos figurativos têm uma função representativa e os temáticos, uma função interpretativa.