Voz passiva - Sujeito vira agente
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
(Atualizado em 25/06/2014, às 17h33)
Como assim - agente da passiva?
Na verdade, agente da passiva é um termo integrante da oração. Ele só está presente quando a oração está na voz passiva. Vamos entender melhor.
A seguinte oração está na voz ativa:
- Branca de Neve mordeu a maçã envenenada.
Quando uma oração está na voz ativa, o sujeito gramatical também é o agente da ação. Veja bem: foi de fato Branca de Neve quem comeu a maçã envenenada. Esquematizando:Existe, no entanto, um outro modo de afirmar o mesmo fato. Veja bem!Branca de Neve mordeu a maçã envenenada. sujeito verbo transitivo direto objeto direto
- A maçã envenenada foi mordida por Branca de Neve.
O sentido desta oração é exatamente o mesmo da oração anterior. Embora a informação seja a mesma, a estrutura gramatical é um pouco diferente. Nesse exemplo, a oração está na voz passiva.Nas orações na voz passiva, não é o sujeito que pratica a ação, mas o agente da passiva. Portanto:A maçã envenenada foi mordida por Branca de Neve. sujeito verbo na voz passiva agente da passiva O mundo dos contos de fada traz um outro exemplo.Agente da passiva é o termo integrante da oração que, na voz passiva, indica a pessoa ou a coisa que praticou a ação. Observe como o sujeito (na voz ativa) transforma-se em agente da passiva (na voz passiva) e como o objeto direto (na voz ativa) transforma-se em sujeito (na voz passiva).Ali Babá pronunciou as palavras mágicas. sujeito objeto direto As palavras mágicas foram pronunciadas por Ali Babá. sujeito agente da passiva
Vamos ver outros exemplos.
- voz ativa: Peter Pan derrotou o Capitão Gancho.
- voz passiva: O Capitão Gancho foi derrotado por Peter Pan.
agente da passiva: por Peter Pan
- voz ativa: Alice seguiu o Coelho Branco.
- voz passiva: O Coelho Branco foi seguido por Alice.
agente da passiva: por Alice
Mas - que peninha ! - você já deve ter deduzido que nem todas as orações na voz ativa podem ser convertidas para a voz passiva.
Só podem ser convertidas as orações formadas por verbos transitivos diretos e completadas por objeto direto. A razão é muito simples: é o objeto direto que vai se transformar em sujeito na voz passiva.
E agora um último exemplo:
- Os contos de fada nos encantam.
Ou seja:
- Nós somos encantados pelos contos de fada.
Qual o agente da passiva? Pelo que somos encantados?
Pelos contos de fada, é lógico.