Química

Amônia: Propriedades e usos

Erivanildo Lopes da Silva

Em Química, estudamos, dentre outros temas, as características dos elementos existentes na natureza. E entre os variados elementos que existem, podemos destacar alguns mais empregados ou produzidos na indústria - e que são utilizados em outras áreas. E, entre esses, temos a amônia.

A amônia é um gás incolor, bastante tóxico, que se dissolve bem na água. Uma vez em meio aquoso, a amônia forma o hidróxido de amônio (NH4OH):

Página 3

O NH3 pode ser preparado em laboratório aquecendo-se um sal de amônio com hidróxido de sódio (NaOH). Na verdade, é um teste comum para identificação de compostos de NH4+ (amônio):

Página 3

Diferentes aplicações

A produção mundial de amônia é praticamente feita por meio da reação entre os gases N2 e H2, pelo processo denominado Haber-Bosch:

Página 3

Esta reação deve ocorrer em condições de pressão e temperatura ideais. Essas condições são favorecidas por meio do processo Haber-Bosch, para que se consiga obter um maior rendimento na produção da amônia.

A amônia serve de matéria-prima para um número elevado de aplicações. Ela é utilizada na fabricação de fertilizantes agrícolas, fibras e plásticos, de produtos de limpeza, de explosivos, etc.

Entre tantos empregos, podemos destacar:

  • Fertilizantes: sulfato de amônio, fosfato de amônio, nitrato de amônio e uréia.

 

  • Produtos químicos: ácido nítrico (utilizado na preparação de explosivos).

 

  • Fibras e plásticos: nylon e outras poliamidas.

 

  • Produtos de limpeza: detergentes e amaciadores de roupa.

Erivanildo Lopes da Silva é professor assistente da Universidade Federal da Bahia.

Bibliografia

  • LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. 5ª edição, São Paulo: Edgard Blucher, 1999.
  • MAINIER et al. A água sanitária: um experimento relacionando o cotidiano ao ensino de química. Rio de Janeiro: CBE, 2001

UOL Cursos Online

Todos os cursos