Ponto de flash e de combustão - Calor, combustível e comburente
Você já teve que cozinhar? Se a resposta foi sim e você não é um expert em culinária, deve ter se restringido ao ovo frito e um simples bife. Fritar ovo é dificílimo: a casca espatifa quando quebrada, o ovo gruda na frigideira ou a gema não fica como gostaríamos.
O bife é mais simples: esquente a frigideira com um pouco de óleo e coloque-o lá. Tome cuidado para a frigideira não "pegar fogo". Você já deve ter visto isso acontecer, sendo você o cozinheiro ou não.
De repente, a chama toma conta da parte interna da frigideira, se apaga rapidamente, mas em seguida, incendeia novamente. Por que será que isso acontece?
Vamos do início: líquidos não pegam fogo. O que pega fogo é o vapor de determinados líquidos. Para que o vapor pegue fogo, aliás, para que qualquer coisa pegue fogo, três ingredientes são necessários: calor, combustível e comburente.
Flash e fulgor
Comburente é o oxigênio do ar; combustível, o óleo que você colocou na frigideira, e o calor é fornecido pelo seu fogão. Perceba que, desde o início da sua fritura, os três componentes já estavam lá, mas nada acontecia. É necessário que o combustível - no caso o óleo - atinja determinada temperatura para conseguir iniciar sua combustão.
Essa temperatura, característica para cada tipo de combustível, é chamado de ponto de flash ou de fulgor, quando a combustão inicia, mas não tem energia suficiente para se manter. Por isso o óleo "pega fogo" e se apaga rapidamente.
Com a elevação da temperatura, a combustão reinicia e parte do calor gerado pelo fogo é utilizado para manter o combustível aquecido, favorecendo a reação. Neste caso a combustão se mantém até que um dos três componentes se extinga. Essa temperatura mínima na qual a combustão consegue se manter é chamada de ponto de combustão.
Como funciona a chama de uma vela
Comece a notar uma vela acesa. Perceba que a parafina perto do pavio está sempre líquida. Agora você já sabe por quê. Aprenda outra coisa: embora exista um pavio, o que queima em uma vela (comburente) é a parafina e não o barbante do pavio.
Observe também uma coisa curiosa em filmes norte-americanos: quando um carro explode, a explosão não é condizente com a gasolina. Para a gasolina pegar fogo ela precisa vaporizar e seu vapor incendiar-se. Além disso, explosão é uma queima extremamente rápida. Como você vê, descontados os efeitos especiais para concorrer ao Oscar, a explosão é absurda.
Lembre-se então:
O que pega fogo é o vapor de um líquido;
Ponto de flash é a temperatura na qual a combustão é possível, mas não se mantém;
Ponto de combustão é a temperatura na qual a combustão consegue se manter;
Parte da energia térmica liberada pelo fogo é utilizada para manter o combustível aquecido;
Líquidos liberam vapor por evaporação mesmo em temperaturas inferiores ao ponto de ebulição.
Em tempo: para apagar o fogo da frigideira, basta cobri-la com uma tampa. Isso elimina o comburente (oxigênio) e o fogo apaga.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.