Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Colégio Bandeirantes e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em outubro de 2021

Bem-estar emocional

No Colégio Bandeirantes, o tema é parte de sua proposta de educação e valorização do aluno

oferecido por Selo Publieditorial

Nos últimos anos, a questão do bem-estar emocional vem sendo cada vez mais discutida e aprofundada - incluindo a sua importância fundamental no aprendizado de adolescentes e, consequentemente, para a sua formação como adultos e cidadãos. A percepção da relevância do bem-estar emocional ganhou ainda mais força com o advento da pandemia da Covid-19, que trouxe um impacto profundo em nossas emoções com mudanças súbitas e profundas em nossas vidas.

Mas, muito antes disso, a preocupação com o bem-estar emocional já era uma realidade no Colégio Bandeirantes.

A filosofia do Band - como é carinhosamente chamado por sua comunidade - é baseada na valorização dos alunos. Eles são ouvidos, acolhidos e sempre podem contar com o apoio dos docentes, funcionários e também dos próprios colegas. Lá, todos têm em mente que o bem-estar emocional é o caminho mais seguro para o sucesso acadêmico, profissional e, também, para as realizações pessoais.

Pesquisa

Um estudo de 2019, encomendado pela Microsoft ao The Economist Intelligence Unit (instituto de pesquisa do mesmo grupo da conceituada publicação The Economist) fez um levantamento sobre a importância do bem-estar emocional e das emoções positivas.

Intitulado "Emotion and Cognition in the Age of AI", o levantamento ouviu 762 pessoas, de 15 países diferentes, incluindo o Brasil.

Os entrevistados foram aqueles que trabalham diretamente com os alunos no período de sua formação (docentes do ensino fundamental até o nível superior) e profissionais que lidam com eles em sua chegada ao mercado de trabalho (gerentes e diretores de empresas). A principal conclusão é que o bem-estar emocional e as emoções positivas são forças construtivas para o aprendizado e fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional.

A maioria dos entrevistados também acredita que o bem-estar emocional melhora a capacidade de compreensão dos estudantes e 79% apontam que emoções positivas são "muito" ou "extremamente" importantes para o sucesso acadêmico.

Questionados se o bem-estar emocional é "muito" ou "extremamente" importante para o desenvolvimento de aspectos educacionais fundamentais, a resposta foi:

  • Para leitura e matemática: 77%
  • Para o pensamento crítico: 78%
  • Para o desenvolvimento de habilidades de comunicação: 81%
  • Para o desenvolvimento de habilidades emocionais: 82%

O bem-estar emocional no Band

A discussão sobre o bem-estar emocional está em alta no mundo nos últimos anos, mas não é nenhuma novidade no Colégio Bandeirantes. O Band é uma escola sintonizada com as demandas da educação integral, que inclui o desenvolvimento das competências emocionais e, para isso, valoriza escuta e acolhimento do aluno.

Quem trabalha no Band, independente de sua função, é um educador. Por isso, todos estão sempre prontos para ouvir os alunos - dispostos a dialogar, prestando um cuidado especial e criando vínculos afetivos.

O ser humano é movido pela afetividade durante toda a sua vida. Mas, nessa fase escolar em especial, o afeto ganha ainda mais importância, pois tem um papel fundamental no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da inteligência do aluno.

"O que você quer ser quando crescer?"

A pergunta que a maioria das crianças mais ouve dos adultos desde muito cedo. As respostas sempre variam e podem ir de astronauta à professor - ou de jogadora de futebol à médica. Mas, entre o Fundamental II e o Ensino Médio, a questão ganha contornos muito sérios - com potencial de abalar o bem-estar emocional, trazendo angústia e estresse.

Afinal, o que virá depois é a primeira escolha profissional desses alunos! Nesse momento, faz toda a diferença ter alguém ao seu lado oferecendo apoio. No Band, os alunos encontram suporte para fazer essa escolha desde o nono ano do Ensino Fundamental, por meio da equipe multidisciplinar da Coordenadoria de Futuro e Carreiras.

Convivência positiva

"Nenhum homem é uma ilha isolada." A frase do poeta inglês John Donne reflete muito bem nossa condição de seres sociais. Uma convivência positiva com os demais é fator de extrema importância para nosso desenvolvimento emocional.

No Band, as relações respeitosas, justas e democráticas, pautadas em valores como a empatia e a confiança mútua, são a base da Convivência Positiva. Ações coordenadas para desenvolver essa convivência positiva estão previstas no nosso Plano de Convivência.

Por exemplo, a equipe de Orientação Educacional (OE) recebe as demandas dos alunos, tratando-as com extrema sensibilidade. E todos os professores recebem formação continuada nas áreas de desenvolvimento moral, adolescência, sexualidade e prevenção às drogas.

Os alunos contam com aulas semanais de CPG (Convivência em Processo de Grupo), nas quais se discutem temas relacionados aos valores morais, à sexualidade, à prevenção às drogas e ao bullying, além de outros temas relevantes para os estudantes.

Muitas vezes, frente a um determinado problema ou questão, o adolescente pode se sentir mais à vontade em se abrir com alguém de sua idade. Por isso, outra importante ação para a convivência positiva no Band são os grupos de auxílio de aluno para aluno, em que estudantes voluntários fazem a escuta e acolhimento dos pares, com apoio das Orientadoras Educacionais.

Reinvenção

A Covid-19 provocou mudanças profundas em nossas vidas que obrigaram todos a se reinventar. A escola não foi exceção. A constante atualização que o Band promove em suas metodologias e ferramentas de ensino permitiu ação rápida e efetiva, frente às situações adversas.

O Band já mantinha uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês para a condução do seu Ambulatório. Na pandemia, a instituição foi responsável pelos protocolos de biossegurança, suas atualizações e procedimentos de retorno à escola presencial. Desde o início da pandemia, as equipes de CPG e OE se debruçaram sobre a questão da convivência à distância. A prioridade era manter-se presente na vida dos alunos, buscando o bem estar emocional.

Questões como valores morais nas relações, comunicação e trabalho em grupo também foram abordadas e, a partir disso, foram desenvolvidas estratégias que permitiram minimizar as perdas provocadas por tão súbita mudança.

Mais sobre o Band

Há 77 anos no mercado, o Colégio Bandeirantes se consolidou como uma das mais tradicionais instituições de ensino do Brasil. Especializada em adolescentes, conta com os ciclos Fundamental II (do sexto ao nono ano) e Ensino Médio.

Com metodologia, prática e currículo que são constantemente aperfeiçoados, o Band tem o orgulho de aprovar muitos alunos em Universidades no Brasil e no exterior. Para o Band, um Colégio de excelência é formado por profissionais de ponta, que estão sempre atualizados, preparados para trabalhar com as melhores metodologias e tecnologias educacionais.

Os profissionais recebem ferramentas e estrutura tecnológica educacional para realizar um trabalho de excelência acadêmica, além de contar com um programa de formação permanente, com incentivo à participação em seminários e oficinas, pós-graduações e conferências nacionais e internacionais.

Topo