Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Santa Casa Online e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em Outubro de 2024

Capacitando quem cuida

Santa Casa de São Paulo lança plataforma de cursos de educação à distância para médicos

oferecido por Selo Publieditorial

Você sabia que o Brasil tem uma das maiores médias de médicos por habitantes do mundo e que esse número só cresce? De acordo com a "Demografia Médica CFM - 2024", divulgada pelo Conselho Federal de Medicina, a quantidade de médicos no país cresceu quase cinco vezes de 1990 para cá. Por outro lado, pouco se discute e menos ainda se faz sobre a qualidade da capacitação desses profissionais. De olho nesse cenário e entendendo a tecnologia educacional como instrumento de aprimoramento para profissionais da saúde, surge o Santa Casa Online, projeto inovador da Santa Casa de São Paulo em parceria com o UOL EdTech que oferece cursos de atualização e programas de aprimoramento para capacitar esses profissionais.

Cenário e iniciativa

O último levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina e divulgado em fevereiro deste ano revela que temos cerca de 600 mil médicos ativos no país, o que significa cerca de 2,81 profissionais para cada mil habitantes, um número que coloca o Brasil em uma posição comparável a outros países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá e Japão. Este bom indicador, esconde uma grande deficiência no sistema atual: 46% dos médicos que atuam no Brasil não são especialistas e a grande maioria está nas capitais.

Nesse cenário desigual e preocupante, o aumento desenfreado de cursos de graduação escancara a deficiência do modelo atual, com mais médicos ingressando no mercado, mas com nenhuma garantia de uma formação de excelência. "Passamos por uma pandemia de Covid-19 e agora estamos passando por uma pandemia de escolas médicas. Hoje nós temos uma quantidade muito grande de escolas médicas, porém um número reduzido de Residências Médicas. Dos alunos que concluem a faculdade de medicina, praticamente só um terço deles vão ter possibilidade de fazer uma Residência Médica", explica o Dr. João Sales, Diretor do Departamento de Medicina do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo

A Santa Casa de São Paulo, uma das instituições mais respeitadas e procuradas pelos médicos interessados em fazer sua especialização, disponibiliza mais de 250 vagas distribuídas em 50 programas de residência médica. Entretanto, o número ainda é pequeno ao se comparar a oferta nacional de vagas para especialização com o de profissionais que concluíram o curso de medicina, um descompasso que se agrava a cada ano com o aumento de egressos provenientes de novas faculdades.

Para apoiar médicos em todo Brasil que precisam se manter atualizados, surge o Santa Casa Online, uma plataforma educacional inovadora desenhada para compartilhar, à distância, conhecimentos e práticas médicas objetivas para o cotidiano de trabalho, na forma de cursos de atualização e de programas de aprimoramento.

O formato de cursos livres para estes profissionais se tornam muito necessários, assim como para os demais profissionais da área da saúde também e é nesta formação que pretendemos colaborar com maior abrangência. O aprendizado da pandemia com as interações remotas e a evolução de ações em telemedicina certamente torna mais propícia a formação e desenvolvimento de algumas habilidades para o ensino a distância.

Dra. Dulce Cardenuto, Superintendente da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Chancela secular em assistência

Além de muito dinâmicos e interativos, os "Cursos de Atualização Médica" e "Programas de Aprimoramento Médico" contam com a chancela da Santa Casa de São Paulo, cujo Hospital tem mais de 460 anos é o berço das melhores faculdades de medicina da cidade de São Paulo.

"A Faculdade de Medicina da USP, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, a Escola Paulista de Medicina e a própria Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo sempre tiveram por aqui nos nossos corredores. Fomos criando ao longo dos anos uma expertise muito grande de educação, de formação de médicos. Hoje, nós temos 65 programas de especialização, incluindo 50 de Residência Médica. Todos os nossos médicos têm Residência Médica e a grande maioria tem mestrado e ou doutorado", conta Dr. João Sales.

Ao lado de Sales está o Dr. Paulo Carrara, diretor do Instituto ISANTACASA e um dos idealizadores do Santa Casa. Carrara explica que os docentes para o Santa Casa Online foram escolhidos com base no corpo médico altamente qualificado da Santa Casa de São Paulo. "Solicitamos aos Chefes dos Departamentos que definissem os temas relevantes que proporcionassem conhecimentos que atualizassem e aperfeiçoassem a prática médica. Isso deu base para a definição de quais docentes participariam do projeto", revela.

Tradição que se renova

Mais do que uma formação ou atualização em subespecialidades, o Santa Casa Online oferece a possibilidade de satisfação pessoal e desenvolvimento de carreira para os médicos enquanto profissionais. Isso sem falar no impacto de melhorar a prática na assistência à saúde, o que é um benefício para toda a sociedade.

De acordo com a Dra. Dulce, "a formação de pessoas traz um melhor resultado ao indivíduo tratado e permite que mais pessoas sejam impactadas por esta ação". Em um país cuja população cresce em ritmo forte e tende a viver além dos 80 anos, é fundamental que nossos médicos estejam preparados para lidar com questões que ainda estão em fase de prognóstico e contar com a chancela de uma instituição que tem séculos de experiência em assistência médica faz toda a diferença.

Para conhecer mais sobre o Santa Casa Online acesse.

Topo