Nesse cenário desigual e preocupante, o aumento desenfreado de cursos de graduação escancara a deficiência do modelo atual, com mais médicos ingressando no mercado, mas com nenhuma garantia de uma formação de excelência. "Passamos por uma pandemia de Covid-19 e agora estamos passando por uma pandemia de escolas médicas. Hoje nós temos uma quantidade muito grande de escolas médicas, porém um número reduzido de Residências Médicas. Dos alunos que concluem a faculdade de medicina, praticamente só um terço deles vão ter possibilidade de fazer uma Residência Médica", explica o Dr. João Sales, Diretor do Departamento de Medicina do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo
A Santa Casa de São Paulo, uma das instituições mais respeitadas e procuradas pelos médicos interessados em fazer sua especialização, disponibiliza mais de 250 vagas distribuídas em 50 programas de residência médica. Entretanto, o número ainda é pequeno ao se comparar a oferta nacional de vagas para especialização com o de profissionais que concluíram o curso de medicina, um descompasso que se agrava a cada ano com o aumento de egressos provenientes de novas faculdades.
Para apoiar médicos em todo Brasil que precisam se manter atualizados, surge o Santa Casa Online, uma plataforma educacional inovadora desenhada para compartilhar, à distância, conhecimentos e práticas médicas objetivas para o cotidiano de trabalho, na forma de cursos de atualização e de programas de aprimoramento.