Netflix: professores indicam dez títulos para estudar

Hugo Araújo

Do UOL, em São Paulo

Você gosta de descansar dos estudos assistindo a séries? Gosta muito de Netflix, mas se sente culpado enquanto "perde" tempo vendo filmes? Calma, relaxar é necessário na maratona até o vestibular.

E mais: você pode continuar estudando enquanto vê Netflix. Vários títulos disponíveis na plataforma online podem servir para você revisar diversos conteúdos do vestibular. Você pode aprender de outra forma.

  • Veja mais dicas de estudos

Os professores Rubens Oda, Diogo Mendes e Renato Pelizzari, da plataforma Descomplica, Luiz Cláudio, do Colégio Mopi, e Francisco Moreira Júnior, da Escola Dínamis, listaram alguns títulos disponíveis no Netflix que podem ajudar nos estudos. Confira a lista abaixo:

Divulgação
Divulgação

1

"House of Cards"

A série "House of Cards" apresenta "boas oportunidades de estudo em várias áreas da geografia", de acordo com o professor Luiz Cláudio. "Geopolítica internacional, terrorismo, lobby de grandes corporações no Congresso, relações internacionais (sobretudo com a Rússia e com a China) e globalização", exemplifica. Além disso, você pode comparar os sistemas político-eleitorais dos Estados Unidos e do Brasil. "Pode ser útil para a identificação das semelhanças e problemas existentes nos dois modelos", conclui.
Reprodução
Reprodução

2

"Procurando Nemo"

O professor Rubens Oda indica a animação "Procurando Nemo" para estudar temas de biologia, como os seres vivos do oceano. Segundo ele, a partir do longa, você pode entender melhor os seres abissais (aqueles que vivem em grandes profundidades no mar), além do funcionamento das cadeias alimentares aquáticas.
Reprodução
Reprodução

3

"Wall-E"

Outra animação indicada pelo professor Rubens Oda para os estudos de biologia e de práticas de sustentabilidade é "Wall-E". "É uma grande crítica à sociedade moderna. Repense suas práticas de consumo em busca do desenvolvimento sustentável", diz.
Divulgação
Divulgação

4

"A Onda"

O filme alemão "A Onda" é a indicação do professor Renato Pelizzari para estudar história. "Ele retrata como as pressões sociais que conduzem a regimes fascistas estão presentes na sociedade europeia e mesmo na brasileira contemporânea", diz.
Divulgação/Universal Channel
Divulgação/Universal Channel

5

"House"

A série norte-americana "House" pode ser interessante para revisar conteúdos de biologia, de acordo com o professor Rubens Oda. "A cada episódio, você verá animações de fisiologia e citologia", diz. Por meio dos casos médicos da série, você aprende sobre parasitoses e doenças degenerativas, segundo o professor.
Divulgação
Divulgação

6

"Cowspiracy"

O documentário "Cowspiracy" trata do aquecimento global por uma outra perspectiva -- a dos efeitos do gás metano. "Em geral, os cientistas e os ambientalistas que creem na hipótese de que a Terra está sofrendo a influência de um aquecimento global antropogênico -- causado por ações humanas -- culpam largamente as emissões de dióxido de carbono. Praticamente, não falam sobre o metano, gás muito mais tóxico e com potencial que supera em mais de 20 vezes o dióxido de carbono, em relação à capacidade de reter calor na Terra. O documentário investiga a fundo o porquê dessa omissão em relação ao metano", afirma o professor Luiz Cláudio.
Divulgação
Divulgação

7

"Ele está de volta"

O professor Francisco Moreira Júnior indica o filme alemão "Ele está de volta" que conta a história do "retorno" do líder nazista Adolf Hitler aos dias de hoje. Segundo o professor, o longa contextualiza as ideias fascistas na Alemanha do século 21 e dialoga com a conjuntura atual. "O filme mostra o começo da retomada das ideias fascistas de Hitler. De início, ele é visto como louco. Mas, depois, ganha espaço com aquela forma de propaganda e uma parcela da população alemã abraçando a causa novamente. O filme revela que as ideias totalitárias podem vir à tona novamente e, por isso, é preciso ficar atento a messias e salvadores da pátria", explica.
Divulgação
Divulgação

8

"Cooked"

"A série contém apenas quatro episódios, ou seja, não vai roubar muito o tempo do vestibulando e ainda vai lhe oferecer uma verdadeira aula de interdisciplinaridade", afirma o professor de literatura Diogo Mendes. Segundo ele, "'Cooked' estabelece um paralelo imediato entre a evolução da humanidade e da gastronomia.
Divulgação
Divulgação

9

"SiCKO - SOS Saúde"

Este documentário estadunidense aborda o acesso aos serviços de saúde. O diretor do longa, Michael Moore, além de apresentar a conjuntura no seu país, visita diversos lugares do mundo para mostrar os sistemas de saúde pública. "O filme apresenta, sem papas na língua, as nefastas relações entre políticos estadunidenses e grandes corporações do setor de saúde -- planos de saúde e indústrias farmacêuticas. A ideia é mostrar como é falho e excludente o sistema de saúde dos Estados Unidos, que é totalmente privado", explica o professor Luiz Cláudio.
Reprodução
Reprodução

10

"Jurassic Park"

"Este clássico da ficção científica traz processos muito discutidos em sala de aula. Os limites éticos da clonagem e da transgenia, a extinção de espécies e mesmo a reprodução por partogênese", indica o professor de biologia Rubens Oda.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos