Topo

OAB define data da 2ª fase do exame que foi cancelada por fraude; será no dia 18 de abril

Da Redação

Em São Paulo

25/03/2010 16h04

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) definiu, nesta quinta-feira (25), a data de aplicação da segunda fase da última edição do Exame de Ordem Unificado, que foi cancelada por fraude. A prova será realizada no dia 18 de abril.

A nova data foi definida pelo Conselho Federal da OAB. A segunda fase chegou a ser aplicada no dia 28 de fevereiro, mas foi constatada uma irregularidade com a avaliação de direito penal em Osasco, na Grande São Paulo.

A suposta fraude está sendo investigada pela Polícia Federal. O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, comunicou o problema no dia 2 deste mês, quando a Ordem tomou conhecimento. Ao todo, 18.720 candidatos terão que refazer a prova.

Em nota, o Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília), órgão responsável pela aplicação da prova junto com a OAB, estima que o custo do novo exame fique em torno de R$ 1,3 milhão - mesmo valor do exame anterior.

Fraude
Segundo a comissão de exame da OAB em São Paulo, na prova prático-profissional, um candidato escondia as questões em uma folha de papel encontrada em um livro de consulta. Algumas delas estavam datilografadas e outras, manuscritas.

Ao ser flagrado, o candidato foi retirado da sala. A OAB informou que o candidato se recusou a revelar como conseguiu as questões, e que não houve nenhum outro caso de fraude em todo o país.

 

Leia mais
OAB anula segunda fase de exame por suspeita de vazamento
PF vai investigar vazamento de prova da OAB
OAB suspende 2ª fase do Exame de Ordem após suspeita de fraude
Regra da OAB causa confusão nos materiais da 2ª fase
Regra da OAB causa confusão nos materiais da 2ª fase
Ordem divulga gabarito final da 1ª fase do Exame
OAB-SP faz campanha contra trote violento