Topo

Faculdade abrirá sindicância para apurar jornal com incitação à homofobia

Ana Okada

Em São Paulo

26/04/2010 15h40

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo) vai instaurar sindicância administrativa para apurar a responsabilidade sobre as declarações feitas no jornal "O Parasita". Na edição de março e abril da publicação, produzida anonimamente por alunos da instituição, um texto incitava a jogar fezes em homossexuais em troca de ingressos para uma tradicional festa de estudantes.

Ja Defensoria Pública do Estado de São Paulo, com base na Lei Estadual 10.948 (que pune discriminação sexual), encaminhou, nesta segunda-feira (26), uma denúncia à Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância). A delegacia abrirá inquérito para apurar a responsabilidade pelas declarações e, depois disso, a Defensoria Pública deverá fazer uma reclamação administrativa à Comissão Processante Especial da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado.

De acordo com a defensora pública Maíra Diniz, caso seja comprovada a homofobia, os responsáveis podem sofrer advertência ou multa de quase R$ 15 mil.

Estudantes

Em nota publicada hoje, o DCE (Diretório Central dos Estudantes Livre Alexandre Vanucci Leme) da USP repudiou as declarações do jornal "O Parasita". "Lamentamos que estudantes com o argumento da ‘brincadeira’ possam incitar violência psicológica e física entre seus pares na Universidade, espaço que acreditamos ser de reflexão e diálogo para construção de indivíduos críticos e socialmente comprometidos com mudanças sociais e que possam combater qualquer tipo de opressão às minorias, que historicamente têm sofrido violência e criminalização", diz o artigo.

O DCE, o Centro Acadêmico e a Associação Atlética da faculdade irão se reunir às 17h30 desta segunda, para decidir que medidas vão tomar sobre a publicação e a consequente exposição da instituição.

Reprodução
Reprodução do periódico que estimula a violência contra homossexuais (Foto: Arte/UOL)

"Desafio"

A publicação "O Parasita", feita por e-mail, é destinada somente a estudantes da USP. Segundo os autores, que assinam com pseudônimos, o "desafio" teria sido criado porque a faculdade tem sido "palco de cenas totalmente inadmissíveis". Um trecho da nota: "Para retornar a ordem na nossa querida Farmácia, O Parasita lança um desafio, jogue merda em um viado, que você receberá, totalmente grátis, um convite de luxo para a Festa Brega 2010. Contamos com a colaboração de todos" (sic).

Leia mais
USP tem "beijaço" em protesto contra agressão de casal gay
Pesquisa revela que 87% da comunidade escolar têm preconceito contra homossexuais
Ato pró-namoradas reúne 80 na USP Leste