Topo

USP Leste não irá diminuir vagas nem extinguir obstetrícia no vestibular 2012

Da Redação

Em São Paulo

09/04/2011 08h00

A comissão de graduação da Each-USP (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo) decidiu, na última quinta-feira (7), que irá manter as 1.020 vagas que ofereceria no vestibular 2012, incluindo a graduação de obstetrícia. A decisão foi divulgada após uma série de protestos feitos por alunos da instituição, contrários às mudanças propostas em estudo que avaliou a unidade.

O documento, feito por um grupo de professores coordenado pelo ex-reitor da USP Adolpho José Melfi, previa o corte de 330 vagas e a fusão do curso de obstetrícia com o de enfermagem. A avaliação havia sido feita após a aprovação de uma resolução do Conselho Universitário da USP, que pedia a revisão de cursos com baixa demanda e propunha novas diretrizes para as graduações da universidade.

A decisão da Each-SP prevê ainda a elaboração de um documento em resposta ao relatório e pede a elaboração, até outubro de 2011, de um "Projeto de Aperfeiçoamento" para a instituição. A comissão afirma reconhecer a atual "inadequação das condições de ensino na Each em muitas disciplinas teóricas e práticas, com superlotação de salas e laboratórios".