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Melhor pública de São Paulo no Enem por escola, Etec é "escolha do aluno"

Vestibulandas observam local de prova das Etecs, que promovem vesitbulinho para ingresso - Divulgação
Vestibulandas observam local de prova das Etecs, que promovem vesitbulinho para ingresso Imagem: Divulgação

Suellen Smosinski

Em São Paulo

12/09/2011 03h00

“Por ser uma escola pública de bons resultados, a Etec São Paulo torna-se objeto de desejo de muitos jovens. Observamos um melhor desempenho dos alunos, por que eles escolheram a escola em que queriam estudar e foram selecionados para isso”, afirmou o coordenador do ensino médio e técnico do Centro Paula Souza, Almério Melquíades de Araújo. A Etec São Paulo obteve a melhor colocação entre as públicas do Estado no Enem 2010, com 706,66 pontos de média geral, e ficou com a 43ª posição no ranking nacional.

A Etec São Paulo seleciona seus alunos por meio de um vestibulinho aplicado pelo Centro Paula Souza. São oferecidas 200 vagas para o ensino médio. Na última seleção, foram recebidas 1.506 inscrições – uma relação de 7,53 candidatos para cada vaga. “Termina sendo um privilégio estudar aqui, você acaba fazendo uma seleção meritória dos alunos com o vestibulinho”, disse Araújo.

ETEC DE SÃO PAULO

REDEPública
MÉDIA TOTAL706,66
POSIÇÃO NO RANKING GERAL43ª
TAXA DE PARTICIPAÇÃO84,4

O destaque na avaliação não impressionou tanto o coordenador. Segundo ele, “a escola apresenta um desempenho muito acima da média desde que o Enem vem sendo publicado, com grande destaque no Estado e no Brasil”. Araújo acredita que os resultados mostram que as escolas que trabalham com ensino técnico tendem a ter um desempenho melhor do que as que só têm ensino regular. Isso porque os alunos são mais focados e conseguem assimilar os conceitos teóricos com a prática desenvolvida nas aulas do ensino técnico – o coordenador estima que 40% dos alunos da instituição cursam as duas modalidades de ensino.

Outro ponto destacado por Araújo é a competição. “Escolas que estão em centros mais competitivos, como São Paulo, tendem a ter um desempenho maior. O foco dos nossos alunos é entrar na USP. Quando ele tem esse sonho de continuar a formação superior em uma universidade pública, o desempenho e a dedicação aumentam. Nosso aluno sabe que o bom resultado no Enem é um sinal de que ele pode sonhar com uma boa universidade pública”, disse.

Projetos interdisciplinares

Na avaliação de Araújo, os professores da escola contribuem muito para os bons resultados: “Temos um corpo docente com grande nível de envolvimento e um projeto pedagógico eficiente. Eles conseguem construir um trabalho com grande envolvimento dos alunos, principalmente por meio de atividades interdisciplinares. É um corpo docente que faz com o aluno interaja com seu entorno, formando uma escola muito critica e dinâmica”.

Os projetos interdisciplinares fazem com que muitos professores tenham uma jornada mais ampla, permanecendo mais tempo na escola. De acordo com Araújo, cerca de 20% dos docentes também participam de projetos de coordenação e todos são estimulados a realizarem cursos de aperfeiçoamento.

“Um professor que está dentro de uma escola técnica tem uma relação diferente com os alunos. Temos menos problemas de disciplina e dispersão. O aluno veio para essa escola porque ele quer estudar, não porque é a mais perto de casa. Ele tem um objetivo de estudar e o professor está lá para ajudar”, afirmou o coordenador.