Topo

Questões vazaram de pré-teste do Enem 2011

Karina Yamamoto<br>Editora de UOL Educação

Rafael Targino<br>Em São Paulo

26/10/2011 14h54Atualizada em 26/10/2011 17h34

As questões a que alunos de uma escola do Ceará tiveram acesso antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 vazaram do pré-teste aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), apurou o UOL Educação nesta quarta-feira (26). O MEC (MInistério da Educação) confirma que testes prévios do Enem foram feitos no Colégio Christus, em Fortaleza, em outubro do ano passado.

Os itens deste simulado foram colocados em redes sociais na internet por estudantes na noite de terça-feira (25). Após a divulgação, o MEC (Ministério da Educação) confirmou que pelo menos nove questões eram idênticas às aplicadas no último final de semana.

Pré-teste

Segundo o MEC, o colégio fazia parte da amostra de escolas que participaram da chamada calibragem de itens do exame -- nesta etapa do processo, o Inep/MEC aplica algumas questões a alunos de todo o Brasil para "classificá-las" em relação ao nível de difidiculdade. São sorteadas escolas de três grupos (com baixo, médio e alto desempenho). No caso, o Colégio Christus foi sorteada como uma instituição de alto nível.

Histórico: problemas do Enem

  • Rodrigo Clemente/O Tempo/Agência Estado

    Estudante faz protesto contra erros do Enem 2010

O MEC aplicou 384 testes (16 cadernos com 24 questões) nesse grupo amostral de que a escola faz parte. Após a aplicação do pré-teste, os cadernos de prova são retornados ao Inep e são incinerados. Segundo o órgão, todos os cadernos de pré-teste da calibragem de outubro de 2010 foram devolvidos e queimados.

O Inep tem controle dos cadernos de pré-teste que são aplicados. Em outras ocasiões, o próprio órgão já retirou do banco de itens questões pré-testadas que não foram devolvidas. Quando elas voltam para o Inep, caem em um banco unificado de questões.

Banco de questões

Segundo o diretor do colégio, Davi Rocha, “não é possível afirmar” que as questões saíram do banco de questões do MEC, mas que “imagina que tenha”. De acordo com ele, o Christus não teve acesso ao pré-teste, somente alguns estudantes –e que eles podem ter colocado os itens no banco do colégio. Rocha disse que os alunos são “colaboradores” do colégio para a formulação de questões. “Nosso banco de questões é formado por diversos colaboradores” afirmou. 

O governo estuda anular a prova dos mais de 600 alunos do colégio e reaplicá-las em breve. O MEC também anunciou que pediu à Polícia Federal que investigue o suposto vazamento das questões.

O Colégio Christus divulgou uma nota na tarde desta quarta em que reitera que os próprios alunos que fizeram o pré-teste podem ter sugerido as questões que foram parar no material da escola. A instituição diz ser “impossível que mantivesse qualquer tipo de contato prévio com o exame [Enem]”. (Veja íntegra da nota publicada)

Em relação à redação proposta pelo colégio (sobre “redes sociais”, o mesmo do Enem 2011), a nota afirma que a escolha do tema “decorreu de uma avaliação contextual, mediante pesquisas e consultas a diversas fontes”. O Christus diz, ainda, que sua redação focou-se na “capacidade das redes na mobilização popular” e, a do Enem, nos “limites entre o público e privado nas relações interpessoais”.