Topo

Com fogos e batucada, estudantes da Federal de Rondônia comemoram renúncia do reitor

Rafael Targino/UOL
Imagem: Rafael Targino/UOL

Rafael Targino

Em Porto Velho

23/11/2011 12h39Atualizada em 25/11/2011 10h08

Cerca de 30 estudantes da Unir (Universidade Federal de Rondônia) comemoram a renúncia do reitor da instituição, Januário Amaral. A saída de Amaral foi comunicada na manhã quarta-feira (23) pelo MEC (Ministério da Educação).

Os estudantes comemoram com entusiasmo a notícia, soltando fogos de artifício. Eles também estão começando a destruir um caixão simbólico colocado na entrada do prédio da reitoria, que fica em Porto Velho. Outros manifestantes já começam a chegar para se juntar à festa.

Os manifestantes estão acampados na reitoria da Unir há 50 dias. Já está agendada uma assembleia para decidir se eles mantêm ou não a invasão à reitoria já que um dos pleitos era a saída do reitor. A reunião está marcada para 12h (14h, no horário de Brasília).

Há 70 dias

A invasão da reitoria acompanha uma greve de estudantes e professores, que já dura mais de 70 dias.

A reportagem do UOL Educação esteve no prédio na terça-feira (22). Segundo os manifestantes, cerca de 300 pessoas se revezam no local durante as 24 horas do dia. A entrada principal do edifício foi fechada com uma pilha de pneus.

A luz da reitoria foi cortada logo após a ocupação e, à noite, são utilizados geradores a diesel, conseguidos, segundo os estudantes, por meio de doação. No local, funciona somente a parte administrativa da Unir. As salas de aula ficam em campi espalhados pelo Estado.

Uma comissão formada por representantes do MEC (Ministério da Educação) e da CGU (Controladoria-Geral da União) veio a Porto Velho nesta semana investigar denúncias feitas pelos grevistas.

Unir

Segundo o site da instituição, a Unir possui sete campi em Rondônia localizados nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena.  A instituição oferece à comunidade rondoniense 52 cursos de graduação, sete cursos de mestrado e um de doutorado.