Enem

Segundo MEC, qualquer candidato com gabarito em branco teria ficado com as mesmas notas

Do UOL, em São Paulo

Após reportagem do UOL sobre candidata que deixou prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em branco e ficou com notas acima da mínima, o MEC (Ministério da Educação) confirmou a nota da candidata.


Segundo o órgão, qualquer candidato (sem condições especiais) que tivesse deixado o gabarito em branco alcançaria as mesmas médias da professora de cursinho, Mônica Nunes, ouvida pela reportagem.

Veja as notas da candidata

Prova Nota mínima Nota da candidata
Linguagens e códigos 301,2 304,2
Matemática 321,6 321,6
Ciências humanas 252,6 252,9
Ciências da natureza 265,0 269,0
Redação 0 0

Ainda segundo o MEC, a nota mínima divulgada em dezembro se refere ao conjunto de todas as provas do certame, incluindo candidatos deficientes e presidiários -- avaliações que possuem "mínimas variações" para atender aos diferentes propósitos pedagógicos. Isso ocorreu, por exemplo, nas provas do Enem 2011 para deficientes visuais em que houve a substituição de um item que exigia a visão -- era uma questão que trazia um quadro do pintor Pablo Picasso.

O ponto de partida, para diferentes candidatos, tem "minúsculas variações" de acordo com a condição de cada um. Por isso, a "mínima" da professora de Campinas é ligeiramente diferente que a "mínima" de todo o exame.

As notas mínimas de língua estrangeira também possuem diferenças. Na época da divulgação, esse detalhamento técnico não foi feito.

O órgão ressaltou que essa nota está bem abaixo da pontuação mínima para a disputa de vagas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos