Topo

Estudante de 14 anos morre durante atividade física em universidade de Minas Gerais

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

06/03/2012 16h11

Uma adolescente de 14 anos morreu na manhã desta terça-feira (6) durante atividade física realizada nas dependências da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), situada em Montes Claros, no norte de Minas Gerais e a 417 km de Belo Horizonte.

A garota, estudante de uma escola estadual, participava de programa intitulado “Minas Olímpica Geração Forte”, parceria entre o governo mineiro e a universidade.

A estudante sentiu-se mal ainda no início da atividade e recebeu os primeiros socorros de um sargento do Corpo de Bombeiros que comandava treinamento da corporação no Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, mesmo local onde a garota estava. O militar teria constatado uma parada cardiorrespiratória na adolescente e acionou unidades de resgate dos bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

De acordo com nota divulgada pela universidade, foram realizados procedimentos de reanimação cardiovascular, mas que não surtiram efeito na garota.

"Fatalidade"

A nota divulgada pela Unimontes classificou a morte da estudante de “fatalidade”. Segundo o texto, na ficha de registro da estudante havia um atestado que comprovava a sua aptidão para as atividades físicas.

“Em programas desta natureza é estabelecido um procedimento padrão no qual as escolas solicitam aos pais ou representantes legais a apresentação de documento atestando que o aluno (a) está apt o (a) à prática de atividades físicas, conforme consta na ficha de registro (...) assinada pelo pai [da adolescente]”, trouxe o informe.

O informe ainda revela que a direção da universidade se “solidariza” com a família da garota e ressaltou terem sido utilizados todos os meios para tentar salvá-la. O UOL está tentando contato com a Polícia Civil da cidade para averiguar quais medidas serão tomadas perante o caso.