Topo

SP diz não saber quando entrega notebooks a melhores do Saresp; resultado saiu há 4 meses

Rafael Targino

Do UOL, em São Paulo

13/07/2012 06h00

Passados quatro meses da apresentação dos resultados do último Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), o governo de São Paulo ainda não entregou os notebooks prometidos aos melhores classificados no exame do ano passado e diz não ter data para tal -só afirma que a premiação será "em breve". 

Os equipamentos serão distribuídos aos melhores alunos do 3º ano do ensino médio de escolas estaduais. O governo diz que já concluiu a licitação dos notebooks e que planeja comprar até 12 mil computadores, mas o número de alunos que receberão as máquinas só será conhecido na hora da entrega.

Em março, mês da divulgação dos resultados, o secretário-adjunto João Cardoso Palma Filho afirmou que os notebooks seriam entregues “ao longo de 2012”. As provas aconteceram em novembro de 2011, mesma época em que a premiação foi regulamentada no Diário Oficial do Estado.

A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) usou a distribuição dos equipamentos para tentar aumentar a participação no Saresp, especialmente dos alunos do final do ensino médio. Porém, a novidade não surtiu efeitos.

Em 2010, segundo dados disponíveis na página da secretaria na internet, 325.972 estudantes do ensino médio fizeram a prova. No ano passado, o número caiu para 322.078. A secretaria afirma que o “objetivo primordial” do Saresp é a avaliação dos estudantes.

O governo diz que está ainda estudando a continuidade do prêmio na próxima edição do Saresp, que será realizada no final de novembro.

Educação