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UEL demite 26 funcionários por usarem diploma falso para obter promoção na carreira

Do UOL, em São Paulo

31/08/2012 11h20

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) informou nesta sexta-feira (31) sobre a demissão de 26 servidores técnico-administrativos da instituição, que utilizaram certificados e diplomas falsos com o objetivo de se promover na carreira, assim como obter aumento salarial.

No total, estariam envolvidos no caso 28 servidores. Destes, 26 foram demitidos, tendo que devolver à universidade o dinheiro recebido obtido em razão da fraude; outros dois servidores terão o caso enviado à Previdência do Estado do Paraná porque já são aposentados, conforme o regimento geral da universidade.

Mais dois servidores deverão devolver, também, o dinheiro recebido, pois não foram encontrados documentos que comprovassem o envolvimento deles no caso, já que frequentaram cursos e aulas pelo período de oito a 18 meses, fizeram provas e pagaram matrícula e mensalidades. E, por fim, foi aplicado um processo administrativo disciplinar a outro servidor, que foi mencionado como "agenciador" pelos outros investigados.

Como é previsto no estatuto interno e no regimento geral da UEL, os servidores têm direito a recorrer da decisão.

Em nota a reitora afirma que houve "má fé" e "desrespeito às normas" da instituição. “Desta forma, em que pese o fato de os servidores mencionados não apresentarem qualquer sanção anterior e avaliações positivas, conforme informações encartadas nos autos, não posso, por dever de ofício, enquanto gestora pública, considerar tão somente o aspecto humano e a vida funcional pregressa, mas sim ater-me a todos os fatos elencados e efetivamente comprovados no processo”.