Topo

No Rio, candidatos vão para a prova do Enem 2012 com camiseta do time do coração

Com um olho na prova e o coração no jogo, candidatos vão para a prova do Enem 2012 com camisa do Fluminense - Marco Antônio Teixeira/UOL
Com um olho na prova e o coração no jogo, candidatos vão para a prova do Enem 2012 com camisa do Fluminense Imagem: Marco Antônio Teixeira/UOL

Rodrigo Teixeira

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/11/2012 13h23

Com jogos das principais torcidas do Rio de Janeiro para aconteceram durante a tarde deste domingo -- Botafogo e Fluminense enfrentam times paulistas na rodada do Campeonato Brasileiro --, candidatos aproveitaram para fazer a prova do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) vestindo a camisa do clube do coração.

Camila Pereira, 17, moradora da Tijuca, vestia a camisa do clube assinada por jogadores do Botafogo. “Meu time joga hoje e eu estarei fazendo prova. Vou tentar fazer a prova rápida para ver um pedaço do jogo”, disse a torcedora.

Torcedores do Fluminense, Arthur Nunes, 22, e Bráulio sales, 17, vestem a camiseta do time. “Hoje infelizmente vou perder o jogo, mas contra o Cruzeiro, dia 18, seremos campeões. A cabeça vai ficar a mil, tem que saber dividir o coração e a razão”, diz Arthur, que sonha cursar engenharia de produção.

"Mesmo com o jogo, o foco é na prova", afirma Bráulio, que pretende cursar turismo.  “Ontem foi exaustivo, espero ter mandado bem", disse antes de entrar para o segundo dia de provas.

Movimentação

A movimentação de candidatos na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), no Maracanã, zona norte do Rio, no final da manhã, deste domingo, para prestarem o Enem (Exame Nacional do ensino Médio), foi tranqüila.


Bruna Batista, 19, faz pela terceira vez que faz o Enem, sonha com uma vaga no curso de medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). “Eu cheguei por volta desse horário ontem e aqui estava um formigueiro, hoje bem menos. Muita gente deve ter desistido”, afirma a estudante.

Na hora da prova o que não pode faltar é guloseimas, Ana Letícia Gonçalves, 21, aproveitou para trazer sua água, bolachas e chocolates, além disso relembrava fórmulas nos últimos minutos antes da prova. “Trouxe um chocolate para dar energia, e aqui no meu fichário algumas fórmulas para relembrar”, contou