Mais de 3,9 milhões de estudantes já acessaram nota do Enem
Após instabilidades causadas pelo grande número de acessos no primeiro dia de consultas, mais de 3,9 milhões de estudantes já acessaram as notas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), segundo informações do MEC (Ministério da Educação). Cerca de 4,1 milhões de alunos realizaram o Enem em 2012.
- 5669
- http://educacao.uol.com.br/enquetes/2012/12/31/voce-viu-suas-notas-no-enem-2012.js
A consulta ao resultado da prova, utilizada como critério de seleção em diversas faculdades públicas e privadas, foi aberta na última sexta-feira (28), e chegou a ficar suspensa por meia hora, devido a um ataque de hackers, segundo o UOL apurou.
Mais de 2,2 milhões de pessoas checaram suas notas no primeiro dia no site do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
No entanto, usuários seguem relatando dificuldades para realizar a consulta. Desde segunda-feira (31), uma enquete do UOL Educação questiona se os estudantes conseguiram ou não acessar o resultado. Até as 13h04 desta quarta (2), 2.195 pessoas haviam respondido, sendo que 55,3% diziam não ter tido sucesso.
Procurado, o MEC negou que haja instabilidade na consulta e afirmou que o nível de acessos tem diminuído desde o fim de semana. Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso o participante tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema.
A recomendação é que os candidatos que tenham dificuldade para recuperar a senha de acesso, façam a solicitação e aguardem a chegada da nova senha no e-mail informado no ato da inscrição, para então tentar um novo acesso.
O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.
Ataque
A invasão que sobrecarregou o site do Inep ocorreu por volta das 13h da última sexta-feira. O pico até 11h da manhã tinha sido 370 mil acessos simultâneos por minuto. Durante a invasão, o site chegou a receber em torno de cinco milhões de solicitações por minuto. Por motivos de segurança, a Diretoria de Tecnologia de Informação do Inep, responsável pelo sistema, optou por retirar o site do ar e tomar medidas de contenção.
Segundo o UOL apurou, o MEC e o Inep identificaram que o objetivo era obter os dados dos participantes da prova e torná-los públicos. A invasão foi contida e os dados foram preservados, segundo fonte ligada ao MEC.
Seleção
Com os resultados do Enem, os inscritos podem concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos), a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil), além de poder usar a nota em diversos processos seletivos.
Interessados em certificação do ensino médio podem utilizar a nota da prova para tal finalidade. Segundo o MEC, o inscrito na prova precisa obter nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação.
Nota de redação foi para o ar antes do prazo
Os inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 puderam visualizar os resultados da prova de redação na tarde desta quinta-feira (27).
Segundo a assessoria de imprensa do MEC (Ministério da Educação), as notas ficaram no ar por cerca de 20 minutos e apenas alguns candidatos conseguiram acessar a nota -- isso aconteceu durante a homologação do sistema. A homologação é uma das etapas finais antes de colocar sistemas ou novas páginas no ar, em que se fazem testes para saber se os mecanismos estão funcionando como deveriam.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.