Topo

Federal do Amazonas expande biblioteca com 3.500 e-books

Do UOL, em São Paulo

18/01/2013 15h03

A Ufam (Universidade Federal do Amazonas) aumentou no início de janeiro o acervo da biblioteca central da instituição com a aquisição de 3.500 novas obras. No entanto, a expansão não exigirá novas estantes nem a ampliação do espaço físico da unidade, já que se tratam de e-books.

LEIA MAIS

  • Reprodução

    Cidade nos EUA promete inaugurar primeira biblioteca sem livros

De acordo com a Ufam, alunos e professores sequer precisarão ir até o prédio da biblioteca para ter acesso às novas obras. Isso porque os livros eletrônicos estão disponíveis para consulta em qualquer computador da universidade ou por meio do site da biblioteca.

Dentre os novos livros adquiridos, estão obras das áreas de arquitetura, artes e design, ciências do comportamento, ciências biomédicas e biologia, economia e negócios, química e ciência dos materiais, ciências da computação e ciências ambientais e da terra. Também há títulos nas áreas de engenharia, humanidades, ciências sociais e direito, matemática e estatística, medicina, física e astronomia e computação profissional e web design.

“Uma característica importante dos e-books adquiridos pela Instituição é que podemos atualizar o acervo constantemente. O conteúdo é permanente, pode ser acessado de qualquer lugar dentro da instituição, sem a necessidade de registro do aluno. Além disso, é possível  baixar os arquivos integral ou parcialmente”, disse Siméia Ale, diretora do Sistema de Bibliotecas da Ufam.

Nos próximos meses, a universidade espera adquirir novos e-books a partir de acordos com editoras de conteúdo eletrônico.