Topo

Em encontro com prefeitos, governo quer acelerar construção de creches

Yara Aquino

Da Agência Brasil, em Brasília

23/01/2013 19h12

No encontro com prefeitos de todo o país, na próxima semana, o governo federal pretende ampliar a parceira com as prefeituras para cumprir metas na área de educação, como a de construir 6.000 creches e pré-escolas até 2014. A reunião com os prefeitos empossados no início do mês foi idealizada para apresentar os programas federais executados em parceria com as prefeituras.

A instalação de novas quadras esportivas e a destinação de royalties do petróleo para a educação foram incluídos na pauta, de acordo com a ministra da Relações Institucionais, Ideli Salvatti. A meta de construir seis mil unidades de educação infantil até 2014 foi assumida pela presidente Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral. A ação, no entanto, depende de parceira com as prefeituras, responsáveis pela educação infantil.

Segundo levantamento do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) até outubro de 2012 foram firmados contratos para 3.019 unidades. Atualmente, 1.195 estão concluídas ou em fase de conclusão. Para este ano, há previsão de investimento em mais 1,5 mil unidades de educação infantil. Para acelerar a construção, o governo lançou em dezembro de 2012 editais para abertura de licitações que permitem às prefeituras usar métodos alternativas à alvenaria, como pré-moldados, a fim de diminuir o prazo de conclusão das unidades.

A educação vai ter enfoque claro na questão das creches, das quadras de esportes, do acesso ao ensino técnico e da educação no campo. “Está sendo escolhido aquilo que é realizado em conjunto com as prefeituras. A ordem foi muito clara: ser objetivo, direto e concreto”, disse hoje (23) a ministra Salvatti.