Topo

Graduação EAD em Libras forma surdos em todo o país e interessa China

Cláudia Emi Izumi

Do UOL, em São Paulo

07/03/2013 15h00

O modelo desenvolvido pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) para cursos a distância de bacharelado e de licenciatura em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) pode ser exportado para a China.

O projeto formou cerca de 450 alunos nas primeiras turmas, dos quais 400 surdos. Agora a universidade pode participar de um curso de Libras internacional. 

Veja também

“Os chineses demonstraram interesse na criação de um curso de Libras internacional que seja capaz de atender aos estudantes asiáticos”, conta a professora da UFSC Ronice Müller de Quadros, que foi até esse país apresentar o caso brasileiro durante a 3° Conferência Internacional de Linguística de Sinais e Educação de Surdos na Ásia.

O projeto-piloto também teria a participação de universidades da Alemanha, dos Estados Unidos e de Hong Kong.

Libras no país

No Brasil, existem apenas dois cursos de graduação a distância em Libras cadastrados pelo MEC (Ministério da Educação): licenciatura em Língua Portuguesa e Libras da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e bacharelado e licenciatura em Libras da UFSC.

Polos de oferta do curso de Libras da UFSC*

CidadeInstituição
BelémUFPA
Belo HorizonteCefet-MG
BrasíliaUnB
CampinasUnicamp
CuritibaUFPR
Dourados (MS)UFGD
FlorianópolisUFSC
FortalezaUFC
GoiâniaCefet-GO
NatalUFRN
Porto AlegreUFRGS
RecifeUFPE
Rio de JaneiroInes-RJ
SalvadorUFBA
VitóriaUFES
  • * Em 2012

Em Santa Catarina, o curso foi aberto em 2006. “Fizemos visitas presenciais para conversar com os estudantes e acertar as aulas para o ambiente virtual, sempre levando em consideração o processo de assimilação de conhecimento do surdo, que ocorre primeiro pela linguagem dos sinais”, conta Ronice. 

O curso é composto por uma parte virtual --com videoaulas e videoconferências com os professores, apostilas e DVDs com material de estudo-- e 30% da carga horária é realizada em encontros presenciais nos polos de ensino.

De 2006 até a metade de 2012, o projeto recebeu recursos do governo para formar parcerias com instituições públicas do ensino superior, o que permitiu a abertura de polos em 15 Estados e a formação de 450 estudantes para darem aulas de Libras ou trabalharem como intérpretes.

No Brasil, 9,7 milhões (5,1% da população) de pessoas declararam ter algum tipo de deficiência auditiva no Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em 2013 a UFSC entra no programa federal Viver sem Limites, que pretende garantir direitos básicos de brasileiros com deficiência, e deve levar seu modelo de ensino para outras instituições de ensino superior do país, que poderão ofertar cursos de Libras a distância ou presenciais.

Ainda não está definido o número de universidades que participarão do programa.

Admissão

Os cursos a distância de bacharelado e de licenciatura em Libras da UFSC têm duração de quatro anos e são gratuitos, com processo admissional por vestibular.

Em Santa Catarina, são 60 vagas na modalidade a distância (30 para bacharelado e 30 para licenciatura) e 40 na presencial (20 para bacharelado e 20 para licenciatura).

Os vestibulandos que prestam o curso a distância precisam ter conhecimento prévio de Libras, pois os exames são dados nessa linguagem. No presencial, a Libras só é exigida a partir do primeiro ano.

O bacharelado prepara os alunos para atuarem como tradutores e intérpretes e o segundo forma professores em Libras. Nos dois cursos, o graduando tem um programa de estudos que cobre a língua, a literatura e a cultura da comunidade surda do Brasil e de outros países.

Fora da graduação, a UFSC disponibiliza gratuitamente material online em Libras, com 600 horas de formação básica, 1.020 horas de formação específica e 750 horas de formação pedagógica para quem tiver interesse no assunto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Graduação EAD em Libras forma surdos em todo o país e interessa China - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Educação