Enem

Enem 2013 tem 7,8 milhões de inscritos; MEC admite ataque hacker

Yara Aquino

da Agência Brasil, em Brasília

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou hoje (28) que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 contabilizou 7.834.024 inscritos. As inscrições foram encerradas às 23h59 de ontem (27). Ao apresentar o número recorde de inscrições no exame, Mercadante disse que há "um tsunami por mais educação " no país.

Segundo Mercadante, ontem, o site do Enem chegou a registrar 3 mil inscrições por minuto e 120 mil por hora. Apesar de o site ter sofrido dois ataques de hackers – um pequeno e um médio –, o processo não foi prejudicado, disse o ministro.  

  • 8548
  • true
  • http://educacao.uol.com.br/enquetes/2013/05/13/por-que-voce-vai-fazer-o-enem-2013.js

O ministro lembrou que nem todos os inscritos efetuaram o pagamento da taxa de inscrição, processo que confirma a participação do candidato no exame e mostra o número de exato de quantos farão a prova. O prazo para o pagamento vai até amanhã (29). O número de inscritos neste exame supera o de candidatos inscritos na edição do ano passado (6,495 milhões) e também o de confirmados em 2012 (que pagaram a taxa de inscrição ou isentos), um total de 5.971.290.  

O Enem 2013 será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os Estados e no Distrito Federal. A nota do Enem pode ser usada para classificação no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior, e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos). Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, no ato da inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos